Câmeras digitais protegem sede do TRT5

 

 

O avançado sistema de monitoramento por câmaras digitais de alta precisão, semelhante ao que se costuma ver em filmes policiais, vai garantir a segurança do patrimônio do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região e das pessoas que freqüentam as instalações do Fórum Ministro Carlos Coqueijo Costa, no bairro de Nazaré. Instaladas em pontos estratégicos, 58 câmeras, duas do tipo Speed Dome, fornecem imagens ininterruptas e de alta definição de todas as dependências dos dois blocos e áreas circunvizinhas para uma central de monitoramento, onde são armazenadas em HD por um período de aproximadamente 30 dias.
 
Todo o potencial do novo sistema de segurança foi constatado ontem à tarde pelo presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, durante visita feita à sala de Monitoramento, acompanhado do desembargador Valtércio Oliveira e diretores da Casa.  Convidado pelo presidente, o Sub-secretário de Segurança Pública do Estado, Ary Pereira de Oliveira, também esteve presente à visita que deu como concluída a instalação dos equipamentos. Oliveira, que até 29 de dezembro do ano passado foi Diretor de Serviço da Presidência do Tribunal, explicou o funcionamento do sistema que indicou para a segurança do Tribunal.

A empresa Estrela, responsável pela instalação, é especializada em segurança industrial e tem, dentre os trabalhos realizados na Bahia, a implantação de todo o sistema de segurança eletrônica da Braskem. Além de instalar os equipamentos, a empresa dará também o treinamento necessário à sua operacionalização para todo o contingente de segurança do TRT5.

 

"O Tribunal do Trabalho está agora com o que existe de melhor em segurança" disse o responsável pela implantação, Nilton José dos Santos Pereira Júnior, após fazer demonstrações com as diversas câmeras. O presidente Roberto Pessoa apontou alternadamente para as telas dos quatro monitores, pedindo para ver detalhes de diversos andares e setores do Tribunal.
 
Além da nitidez das imagens exibidas, mesmo quando ampliadas ao máximo, impressionou a performance das câmeras Speed Dome, mostrando detalhes do prédio e do seu entorno. Com um zoom de aproximação de 250 vezes e giro de 360°, as duas câmeras são capazes de identificar o número de uma placa de carro ou o nome de uma pessoa em um crachá.

Segundo Ary Pereira, as 58 câmeras transmitem para os discos rígidos dos computadores imagens que só poderiam ser observadas pelos olhos de mais 20 seguranças, localizados em pontos estratégicos dos dois blocos do Fórum Ministro Coqueijo Costa. E têm ainda a vantagem de que podem ser consultadas a qualquer momento, dentro de um período de até 30 dias, a partir de um simples toque no mouse dos computadores. 

 

Ele explicou também que o sistema ainda tem capacidade para ampliação. Com os quatro computadores implantados (cada um tem capacidade para 16 câmeras) ainda existe a possibilidade de instalação de mais sete câmeras. E, além disso, a central poderá receber novos computadores quando forem interligadas ao sistema, por meio de cabos de fibra ótica, as câmeras que farão o monitoramento do fórum Presidente Médici.