Conselho Superior da JT se despede de Ronaldo Leal

 

 

 

Ontem, em sua primeira sessão ordinária de 2007, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho prestou homenagem ao ministro Ronaldo Lopes Leal, presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do CSJT. O ministro se aposenta na próxima semana, quando completa 70 anos, e esta foi sua última sessão à frente do colegiado.

O ministro Rider Nogueira de Brito, vice-presidente do TST e do CSJT, falou em nome dos demais conselheiros. ¿Lamento que esteja acontecendo sua despedida deste Conselho, mas sem dúvida foi um privilégio tê-lo como conselheiro e como presidente¿, afirmou.

O vice-presidente destacou que Leal é, hoje, o magistrado mais experiente e com maior tempo de serviço na Justiça do Trabalho. ¿Percorreu todos os caminhos da magistratura trabalhista, foi inclusive corregedor e presidente do seu Tribunal de origem. Poucos, raríssimos são os que aqui chegaram com sua experiência¿, assinalou.

O ministro Rider ressaltou ainda a atuação breve, porém marcante, do ministro Ronaldo Leal à frente do CSJT. ¿Percebendo que não poderia fazer tudo aquilo que gostaria de fazer, fixou-se num ponto que é absolutamente fundamental para o futuro da instituição e deste Conselho, que é a parte de informática. Isto é hoje reconhecido por todo o mundo jurídico brasileiro, que lhe rende homenagem e lhe faz justiça¿, concluiu.

O ministro Ronaldo Leal agradeceu a homenagem e afirmou que deixa o Conselho com a tranqüilidade de quem fez o que pôde. ¿Posso ter cometido erros, não sei quantos, mas a verdade é que o esforço houve, no sentido de acertar, de negociar, dialogar.¿ O presidente do TST agradeceu, ainda, todo o apoio que recebeu do CSJT ao longo de sua gestão, fundamental para os resultados alcançados.

Posse - A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins), juíza Flávia Simões Falcão, tomou posse ontem como representante dos TRTs da Região Centro-Oeste no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O novo representante da Região Norte será o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá), juiz Eliziário Bentes, que será empossado na próxima sessão do CSJT.

 O ministro Carlos Alberto Reis de Paula participou da primeira sessão ordinária do ano, na condição de suplente do ministro Luciano de Castilho Pereira, que se aposentou mês passado. Compõem o CSJT o presidente e o vice-presidente do TST e o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, como membros natos, três ministros do TST, eleitos pelo Tribunal Pleno, e cinco presidentes de TRTs, cujos mandatos no Conselho encerram-se juntamente com os mandatos nos respectivos Tribunais.