Projetos garantem diálogo com público e servidores

Repetindo o que fez em agosto do ano passado, a técnica em Processamento de Dados Olga Bonfim Barbosa voltou a participar ontem do Dia do Cidadão, mas, dessa vez, como fez questão de assinalar, não solicitou a audiência com o presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa, para pedir e sim para agradecer. Olga representou o pai Osvaldo Alves Barbosa, 69 anos, que não pôde comparecer pessoalmente por estar com a saúde debilitada, e não poupou elogios ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho por abrir espaço em sua agenda para atender ao cidadão que busca solução para as suas demandas.


 ¿Agradeço primeiramente a Deus, por ter dado saúde ao meu pai, e depois ao desembargador. Fiquei muito feliz no dia em que conheci o senhor, agradeço pelo tratamento que recebemos¿, disse Olga ao desembargador Roberto Pessoa. Ao sair da audiência, explicou que em julho do ano passado decidiu tomar a frente da luta do pai, aposentado da Universidade Federal da Bahia, que aguardava o julgamento de três processos, o mais antigo, de 1983. ¿Não suportava ver o sofrimento dele¿, conta, acrescentando que em agosto teve uma audiência com o presidente do TRT5 e logo depois viu solucionado um dos processos em uma conciliação que beneficiou vários outros servidores da UFBA.


Dia do Servidor -  Intensificado na atual administração, o Projeto do Dia do Cidadão, que foi criado na administração da desembargadora Marama Carneiro, viabilizou em 2006 a realização de 144 audiências, que normalmente acontecem na última quinta-feira do mês. As audiências de ontem marcaram a primeira edição do Projeto em 2007 e contaram com a participação do desembargador ouvidor Tadeu Vieira. Desta vez as audiências do Dia do Cidadão coincidiram com as do Dia do Servidor - projeto instituído pela atual adminstração com o objetivo de estabelecer um contato direto com os servidores. Nos encontros, que acontecem normalmente na segunda quinta-feira de cada mês, são ouvidos os pleitos e sugestões e esclarecidas as dúvidas da categoria.


Conforme assinalou a servidora Carla Cristine da Silva Medrado, técnica judiciária lotada no Serviço de Pessoal, o Dia do Servidor é uma ¿iniciativa que confere um diferencial à atual administração desta casa, uma vez que abriu espaço para o servidor expor diretamente suas questões em clima de acolhimento e respeito¿. Segundo a servidora, que teve audiência ontem com o desembargador Roberto Pessoa, ¿ainda que na impossibilidade de atender ao pedido formulado, o presidente ao menos acena com alguma alternativa que concilie os interesses do TRT e dos seus servidores¿.


Cidadãos e servidores que desejem ser recebidos pelo presidente do TRT5 nas próximas audiências dos respectivos projetos podem agendar o encontro pelo telefone 71-3319-7667. A marcação está a cargo do Serviço de Assessoramento em Projetos Especiais e deve ser feito com, no mínimo, 48 horas de antecedência para cada audiência.


Um espaço permanentemente disponível para a apresentação de opiniões é a Ouvidoria (ouvidoria@trt5.jus.br), e funciona como canal aberto entre a comunidade e a administração do Tribunal. As audiências com o Presidente buscam, no entanto, reforçar o contato direto e a idéia de transparência no trato com a coisa pública.