BacenJud fez 1,3 milhão de ordens aos bancos em 2006

O Banco Central encaminhou, no ano passado, 1,3 milhão de determinações judiciais à rede bancária, via BacenJud, sistema que permite maior agilidade no cumprimento das decisões judiciais dirigidas às instituições financeiras. A informação foi veiculada no site Consultor Jurídico (www.consultorjuridico.com.br) ontem.


Com a ferramenta, a ordem de um juiz para o bloqueio de uma conta corrente pode ser cumprida em 24 horas. O prazo é bem inferior ao processo encaminhado por papel, pelo correio, que pode durar até 30 dias.
Ainda segundo informações do Banco Central, a quantidade de determinações encaminhadas no ano passado representa mais que o dobro do volume registrado em 2005: 600 mil. A Justiça do Trabalho é a maior usuária do sistema. Em 2006, emitiu pouco mais de um milhão de ordens judiciais pelo BacenJud.


Apesar da informatização da execução, parte da Justiça brasileira ainda usa ofícios em papel. Em 2006, o Banco Central atendeu 134,1 mil ofícios. Para que a ordem em papel seja cumprida, o BC faz a triagem, classificação, digitação e reenvio das solicitações a toda rede bancária.