Participantes destacam sucesso do 11° Encontro de Diretores

Comentários positivos dos participantes em relação à riqueza da programação de palestras e ao alto nível dos debates marcaram ontem o último dia do 11° Encontro de Diretores de Secretarias de Varas do TRT5.   "Oportunidades como essa de trocar experiências pessoalmente são raras, mesmo entre os diretores da capital", salientou, por exemplo, Marco Aurélio Cordeiro, Diretor da 7ª Vara de Salvador. Valman Peixoto, da Vara de Bom Jesus da Lapa, também pontuou a importância do contato pessoal entre os dirigentes das unidades, especialmente diante da grande renovação verificada nos últimos anos, com a abertura de novas Varas e a ascensão de novos juízes titulares.

 

O Presidente do TRT5, Desembargador Roberto Pessoa, fez questão de comparecer ao encerramento do Encontro, a fim de receber pessoalmente as sugestões do grupo, que se reuniu em comissões de debates para formalizar uma pauta de reivindicações. "Cobrei, incentivei a realização deste evento por  reconhecer a importância de ouvir quem de fato conhece o dia-a-dia da Primeira Instância", disse o Desembargador.

 

Uma das reivindicações retiradas dos debates foi a definição de um horário de funcionamento interno, o que será analisado pela Presidência junto à Ordem dos Advogados do Brasil-Bahia e a Associação Baiana de Advogados Trabalhistas. Foram debatidas e levadas ao Presidente, também, questões como a revisão de alguns provimentos, como o que prevê a retenção de honorários advocatícios, e o aperfeiçoamento do atendimento no balcão.

 

Um dos pontos altos da participação do Presidente Roberto Pessoa foi o momento em que ele fez um apelo aos diretores no sentido de receber bem aos cidadãos mais simples ou leigos, que não conhecem o funcionamento da Justiça. Para ilustrar a importância disso, falou, emocionado, sobre o fato de muitas pessoas que participaram ontem do Dia do Cidadão terem agendado o encontro com o Presidente e os Ouvidores apenas para agradecer.

 

 "A importância social do nosso trabalho é imensa, não podemos perder isso de vista nunca", disse o Desembargador. Ele destacou a importância que vem tendo a Ouvidoria nesse acolhimento à população, tendo à frente a Desembargadora Ouvidora, Elisa Amado, que estava presente. Também compuseram a Mesa, durante o encerramento do 11º Encontro de Diretores, o Diretor Geral, Joaquim Bandeira Júnior, o Secretário-Geral da Presidência, Tarcísio Filgueiras, e a Diretora da Secretaria de Recursos Humanos, Graça Brandão.  

 

 Comissão - Ontem, uma nova Comissão de Diretores foi eleita para representar a categoria. Os eleitos de Salvador  foram Gean Charles de Souza Pimentel (35 ª Vara), Magno Ferreira Barreto (17ª Vara) e Wander da Silva Salaroli (19ª). A Região Metropolitana e o interior serão representados por André Fagundes de Freitas (Vitória da Conquista), Felipe Ortiz de Moraes (Ilhéus) e Juracy Rosa Rebouças (Camaçari).  Os suplentes serão Sílvio José Baraúna de Freitas (Cruz das Almas), Djaman Santos Barbosa (Santo Amaro) e Antônio Geraldo Silva Santos (33ª de Salvador).