Diretores prestigiam encontro em Salvador

 

O primeiro dia do 11º Encontro de Diretores de Secretarias de Varas do TRT5 contou com mais de 70 participantes vindos das mais diversas cidades baianas em que existem unidades da Justiça do Trabalho. A abertura foi feita pelo Presidente do Tribunal, Desembargador Roberto Pessoa, que se comprometeu a retornar ao final do evento, amanhã, a fim de receber pessoalmente a pauta de sugestões e reivindicações resultantes dos grupos de discussão.

Principal incentivador do evento, o Presidente destacou a importância da participação dos presentes para a racionalização dos serviços nas secretarias, lembrando que as condições de trabalho têm melhorado significativamente nos últimos anos, e tendem a melhorar ainda mais com a consolidação dos projetos que começam a ser a implantados em nível nacional na área de informática. "Quem se lembra dos antigos fichários, sabe o quanto evoluímos em termos de tecnologia", recordou o Desembargador.

Por outro lado, o Presidente reconheceu a necessidade de reforço de pessoal no TRT5, informando que o projeto de ampliação do quadro de servidores se encontra no Conselho Nacional da Justiça do Trabalho, depois de aprovado pelo Pleno do Tribunal Superior do Trabalho. "Temos lutado para que o andamento seja rápido, mas muitos outros Regionais têm essa mesma demanda", destacou o magistrado.

No momento da saudação do Presidente, também compuseram a Mesa Alta do evento a Desembargadora Vânia Chaves, Diretora da Escola Judicial do TRT5, que colaborou com a programação do Encontro, sugerindo temas e palestrantes da área jurídica; o Diretor-Geral do Tribunal, Joaquim Bandeira Júnior, e o Secretário-Geral da Presidência, Tarcísio Filgueiras.

Ao final da fala do Presidente, a Diretora da Secretaria de Recursos Humanos, Gal Brandão, agradeceu o apoio dos componentes da Mesa e dos participantes, que souberam reconhecer a importância da troca de informações como forma de aperfeiçoar os serviços no Regional. Ela agradeceu também, em especial, as presenças de Vera Lúcia Pedroso Ribeiro, Coordenadora do Grupo de Qualidade da 2ª Região, e de Lara Paula Jorge von Zuben, Diretora de Secretaria da 8ª Vara da 15ª Região, que além de proferirem palestra hoje, participarão das demais atividades do Encontro.

 

PALESTRAS - A programação de palestras foi iniciada pelo psicólogo Victoriano Garrido Filho, Professor de MBA da Ufba, Unifacs, Uneb, Jorge Amado e Ruy Barbosa. Ele falou sobre As Competências e as Habilidades para uma Eficaz Gestão - O Papel da Organização e do Gestor, dando exemplos bastante descontraídos da postura dos profissionais no trabalho, com destaque para a influência da tecnologia nessa relação.

O especialista lembrou que, em qualquer profissão, é fundamental equilibrar harmoniosamente quatro áreas - a técnica, que envolve os conhecimentos do ofício; a psicossocial, ligada à relação com as pessoas ligadas à atividade; a administrativa, voltada para o auto-gerenciamento e a política, relacionada com a capacidade de comunicação e negociação.

No turno vespertino, o Juiz Substituto do TRT André Neves tratou do tema As Novas Competências da Justiça do Trabalho, o Enfermeiro Josué Freire, representante do Comitê de Ergonomia do TRT5, mostrou os resultado da Análise Ergonômica do Trabalho - Resultados do Diagnóstico em Varas do Trabalho da Capital do TRT5. No final da tarde, a Desembargadora do TRT5, Débora Machado, falou sobre Alterações no CPC e o Processo do Trabalho. 

 

O evento prossegue até amanhã. A programação de hoje prevê as seguintes palestras:

 

8h - Palestra: Execução trabalhista

Paulo Temporal - Juiz do TRT5

 

10h20 - Painel: A secretaria na visão do Juiz e do Advogado

Cláudio Brandão - Desembargador do TRT5

Sérgio Novais - Advogado

 

14h00 - Case: Projeto-piloto - 20ª Região: a mudança na divisão de trabalho na secretaria de vara com o sistema de despacho eletrônico

Carlos Ewerton - Diretor de Secretaria da 2ª Vara da 20ª Região

Euler Rocha - Diretor da Secretaria de Informática da 20ª Região

 

15h30 - Painel: Novos procedimentos na área judiciária

Helânia Demettino - Diretora da Secretaria de O&M

 

17h - Palestra: Projetos nacionais de informática - Tecnologia da

informação e sua aplicação no Poder Judiciário

Álvaro Santos - Diretor da Secretaria de Informática