Meio jurídico baiano homenageia Pinho Pedreira e Rodrigues Pinto

"Homenagens como essa devem ser mais vezes exercitadas" disse o presidente do TRT5, desembargador Roberto Pessoa ao proferir o discurso de abertura do IV Colóquio Brasileiro de Direito do Trabalho, no Centro de Convenções da Bahia. Dirigindo-se aos mais de 400 participantes do evento, entre os quais inúmeros desembargadores e juizes do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, ele se referia às homenagens que naquele instante começavam a ser prestadas a dois ilustres nomes do Direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho da Bahia, os professores José Augusto Rodrigues Pinto, cujo nome figurou no titulo do evento, e Luiz de Pinho Pedreira, que deu nome ao concurso de artigos realizado durante o conclave.

 

"A Justiça do Trabalho muito deve a esses ilustres magistrados e profissionais", assinalou o presidente do TRT5. Em outro trecho do seu discurso, ao destacar a importância de Rodrigues Pinto e Pinho Pedreira para a formação profissional e humana de muitos dos atuais militantes da Justiça do Trabalho, entre os quais ele próprio, o Desembargador afirmou: "Ambos ultrapassaram os limites da sala de aula, atuando como mentores dos seus alunos, entre os quais me incluo".

 

Reconhecido, não só pelo número de participantes, como pela seleção de palestrantes e conferencistas, como um dos mais importantes eventos da área jurídica realizados na Bahia, o IV Colóquio Brasileiro de Direito do Trabalho foi realizado na sexta-feira e no sábado, durante todo o dia, culminando com o pronunciamento do professor homenageado José Augusto Rodrigues Pinto, que foi precedido da divulgação do resultado do I Concurso de Artigos Luiz de Pinho Pedreira da Silva.

 

Na abertura dos trabalhos, também se pronunciaram o Coordenador Científico do evento, Rodolfo Pamplona Filho, Juiz do Trabalho na Bahia, o Vice-Presidente da Academia Nacional de Direito do Trabalho, Nelson Mannrich, e o Ministro aposentado do Superior Tribunal do Trabalho e Presidente honorário da Academia Nacional de Direito do Trabalho, Arnaldo Süssekind, que fez a conferência de abertura, falando sobre o passado, o presente e o futuro do Direito do Trabalho no Brasil.

 

A Mesa que dirigiu a abertura dos Trabalhos do IV Colóquio Brasileiro de Direito do Trabalho " Debates em Homenagem ao Prof. José Augusto Rodrigues Pinto teve ainda como integrantes o homenageado, Rodrigues Pinto, a Diretora da Escola Judicial do TRT5, Desembargadora Vânia Chaves, o Vice-Presidente da Amatra 5, Juiz Gilmar Carneiro, e o Presidente da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, Cezar Santos.

 

 O Colóquio foi organizado pelo Curso JusPodivm e pela Academia Nacional de Direito do Trabalho, com o apoio do TRT5, da Amatra5, Instituto Brasileiro de Direito Social Cesarino Júnior e Academia de Letras Jurídicas da Bahia.  Entre outros, foram palestrantes o Desembargador do TRT5 Cláudio Brandão; os juizes Rodolfo Pamplona Filho e Luciano Martinez, ambos do TRT5, o Advogado J.J. Calmon de Passos; o Juiz do Trabalho Aposentado Amauri Mascaro Nascimento; o Advogado José Affonso Dallegrave Netto e o Procurador do Trabalho Manoel Jorge e Silva Neto.