TRT analisa, em cinco meses, quase 55 mil processos destinados à eliminação

O TRT5 concluiu na sexta-feira passada, com a publicação de um edital de eliminação, a análise para a destruição de 54.751 processos findos do ano de 1997, cuja triagem foi feita por uma equipe de servidores diversos setores do Tribunal. O grupo trabalhou desde janeiro na avaliação individual e cuidadosa de cada processo, a fim de se retirar documentos importantes, como Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), alvarás de depósito ou itens de notório valor histórico.

 

Durante o ano de 2006 foram publicados outros editais de eliminação de processos de 1997. Em junho, pela primeira vez, o TRT divulgou exclusivamente pela internet uma listagem de eliminação, evitando gastos com a impressão desse tipo de relatório no Diário Oficial. Advogados e partes podem consultar no site do Tribunal (www.trt5.jus.br), na parte do acesso rápido, a relação com os processos e têm dez dias para se manifestar a respeito.

 

Desde julho, o Arquivo do tribunal funciona num amplo imóvel alugado na Rua Marujos do Brasil, no bairro de Tororó. O imóvel tem condição de concentrar em um único local cerca de 200 mil processos até então divididos entre uma casa na Rua da Independência, na Mouraria ( já devolvida ao proprietário), o Depósito Judicial de Pirajá e o Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio.