Com ministros do TST, presidente do TRT5 entrega novo Fórum de Ilhéus

 

 
 

 

 

Conhecida mundialmente como a ''Terra de Gabriela'', por causa da famosa obra de Jorge Amado, a cidade de Ilhéus passa a contar com uma moderna sede da Justiça do Trabalho. A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA), desembargadora Maria Adna Aguiar, reinaugurou, nesta segunda-feira (10/10), o Fórum João Mangabeira que passou por uma reforma total, cujo investimento foi de R$ 1,4 milhão, para atender ao jurisdicionado de cerca de 285 mil pessoas, que engloba a população do respectivo município e os de Canavieiras, Itacaré, Una e Uruçuca.

 

''Hoje é com grande satisfação que entregamos à sociedade de Ilhéus um Fórum moderno completamente renovado após ampla reforma implementada para oferecer um atendimento humano e com acessibilidade, princípios norteadores de nosso Programa de Desenvolvimento Institucional Sustentável, que visa fornecer mais dignidade no acesso à Justiça, com a promoção de reformas e adaptações nos fóruns para oferecer mais conforto e acessibilidade'', afirmou a presidente do TRT5.

 

 

Conseguiu-se ganhar bastante espaço físico no prédio que abriga as três Varas do Trabalho de Ilhéus, e que recebem a cada ano uma média de 2.760 novos processos. Ele também foi adequado para garantir a acessibilidade, com a colocação de rampas e piso tátil. A estrutura foi alterada com novo telhado, forros e cobertura metálica no estacionamento, novas redes elétrica e lógica, sala técnica e subestação de força.

 

Foram implantados sistema contra incêndio, nova sonorização e ar-condicionado modelo split em todos os ambientes, que economizam energia, têm mais eficiência e são silenciosos. O Fórum ganhou pastilhamento externo, e os revestimentos dos sanitários foram trocados. Especialmente para as pessoas que trabalham na casa, foi criada uma sala de convivência. Os trabalhos foram coordenados pelo Núcleo de Engenharia e Arquitetura do TRT5 e executados por uma empresa contratada.

 

SOLENIDADE - A solenidade contou com a presença dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Luiz Philippe Vieira de Mello Filho e Cláudio Mascarenhas Brandão; dos desembargadores Valtércio de Oliveira e Luiz Roberto Mattos; dos juízes titulares das Varas de Ilhéus José Cairo Júnior e Nélia Maria Hudson; da presidente da Amatra 5, juíza Rosemeire Fernandes; da juíza diretora do Fórum de Itabuna, Eloína Machado; do procurador do município, Otávio Augusto Carmo; da vice-presidente da OAB de Ilhéus, Cathia Nery; do presidente da Abat, Emerson Mangabeira; além de procuradores, advogados, servidores e representantes de diversos órgãos públicos, universidades, empresas e associações. 
 

Oriundo do TRT5, o ministro Cláudio Brandão parabenizou a desembargadora Maria Adna por, mesmo diante da crise econômica e do corte orçamentário, entregar à população o novo prédio e pelo trabalho prestado em conjunto com o ex-presidente, desembargador Valtércio de Oliveira, que deu início à obra.

 

 

''A Justiça do Trabalho de Ilhéus retorna à sua casa, após uma grande reforma que proporcionará maior conforto e aumentará a produtividade das tarefas dos juízes, servidores, advogados, partes e de todos aqueles que de forma direta ou indireta participam das lides trabalhistas. A reinauguração é recebida com bastante entusiasmo, pois havia o receio de que as obras fossem paralisadas diante dos severos cortes no orçamento'', lembrou o diretor do Fórum, juiz José Cairo Júnior.

 

Impossibilitado de comparecer à solenidade, o prefeito do município, Jabes Ribeiro, reconheceu a importância da obra para a população: ''As intervenções realizadas proporcionam novas condições de trabalho aos magistrados e servidores, e certamente contribuirão com a celeridade e qualidade da prestação jurisdicional e com a ampliação do acesso a essa importantíssima jurisdição especializada, voltada à proteção e valorização do trabalho'', ressaltou.

 

 

PRIMEIRO ANO DE GESTÃO - Prestes a completar um ano de gestão no dia 5 de novembro, a desembargadora Maria Adna Aguiar lembrou o investimento na área de desenvolvimento de sistemas com o objetivo de facilitar a vida do operador do Direito no Regional. Destacam-se o TRT5-Mobile, ferramenta de acesso móvel para celulares e tablets que reúne vários serviços, principalmente consultas processuais, geração de boletos para depósitos e chat para facilitar o contato dos advogados, das partes e a formulação de acordos. A iniciativa pioneira será nacionalizada para toda a Justiça do Trabalho (leia aqui).

Já o Alvará Eletrônico permite que as varas enviem ao banco a ordem de pagamento, dispensando sua emissão física. Já foram liberados para pagamento de mais de R$ 1,5 bilhão em créditos trabalhistas no TRT5. Também nesta linha foram desenvolvidas ações na área de capacitação de magistrados e servidores, melhorando a qualidade na prestação de serviço. ''Como é sabido por todos, os desafios impostos aos tribunais são muitos e incluem, dentre outras questões, a necessidade de torná-lo mais dinâmico, buscando conferir celeridade às atividades judiciárias e priorizar a garantia dos resultados processuais com acerto e agilidade'', concluiu a desembargadora.


Secom TRT5 (Texto: Josemar Arlego/ Fotos: Felipe Wenceslau) - 10/10/2016