Voltada para precatórios, TRT5-BA lança Semana Regional de Conciliação

 

 
 

 

A partir desta segunda-feira (14), o Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) realiza, pela primeira vez, a Semana Regional de Conciliação. A maioria das 30 audiências se destina a solucionar processos que têm relação com municípios (precatórios). ''Serão 420 processos, que devem beneficiar cerca de dois mil reclamantes. É um fato inédito e simbólico, mostra que o TRT5-BA está voltado para a efetividade e cumprimento das decisões judiciais'', afirmou com entusiasmo a desembargadora Maria Adna Aguiar.

 

Promovido pelo Juízo de Conciliação de 2ª Instância (JC2), o lançamento da Semana Regional aconteceu no Gabinete da Presidência com a presença do desembargador conciliador, Jéferson Muricy. ''Fazemos um enorme esforço de criar todas as condições adequadas para que as próprias partes formulem uma solução, contribuindo para que o Poder Judiciário fique menos sobrecarregado'', disse ele, que estava acompanhado pelo auxiliar da JC2, juiz Júlio Massa, além de servidores da unidade. ''Conciliar é a palavra de ordem da Justiça do Trabalho e o TRT5-BA está na vanguarda'', completou o corregedor regional, desembargador Esequias de Oliveira.

 

 

O modelo utilizado pelo TRT5-BA durante a gestão da desembargadora Maria Adna Aguiar para realizar as conciliações foi recentemente nacionalizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Nele, um juiz funciona como supervisor em mesas de conciliações conduzidas por servidores capacitados, multiplicando, assim, a força de trabalho, sem deixar de se exercer a devida supervisão.

 

A solenidade contou, ainda, com as presenças do juiz auxiliar da Presidência, Firmo Leal Neto; da secretária-geral, Yerma Bittencourt; do secretário-geral Judiciário, Alexandre Carvalho; diretores e servidores.

 

Secom TRT5 (Josemar Arlego) - 14/11/2016