Administração do TRT-5 participa de homenagem póstuma ao desembargador Raymundo Pinto

A presidente e a corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), desembargadoras Débora Machado e Luíza Lomba, além da juíza auxiliar da Presidência, Marília Sacramento, participaram da sessão especial em homenagem póstuma ao desembargador do TRT-5 Raymundo Antônio Carneiro Pinto, realizada pela Academia de Letras Jurídicas da Bahia, na noite desta terça-feira (26/4), em Salvador. O evento foi presidido pelo  juiz do TRT-5 e acadêmico Rodolfo Pamplona Filho, tendo como orador  o acadêmico Sérgio Schlang.  O desembargador Raymundo Pinto faleceu em janeiro. 

Trajetória - Natural de Feira de Santana (BA), Raymundo Pinto graduou-se na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia em dezembro de 1963. Foi nomeado juiz do Trabalho substituto, em 1979, após aprovação em concurso público. Promovido a juiz titular em 1986, trabalhou a princípio na Junta de Conciliação de Juazeiro, sendo removido para Feira de Santana dois anos e meio depois. Sua última remoção ocorreu em 1996 para Salvador. Chegou ao TRT da 5ª Região, por promoção, em 2001. Foi corregedor regional no biênio 2007-2009, e vice-presidente de novembro de 2009 a março de 2010, quando se aposentou.

Em outubro de 2010, tornou-se membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia. Além de conceituado magistrado, o desembargador se consagrou como escritor. Lançou o primeiro livro em 1971: "Pequena História de Feira de Santana". Escreveu "Enunciados do TST Comentados" em 1990, obra jurídica de sucesso que já alcançou nove edições, com o título modificado (desde a 8ª edição) para "Súmulas do TST Comentadas". Publicou ainda, sempre pela LTR Editora, "Mudanças no CPC e Reflexos no Processo Trabalhista", "Precedentes da Seção de Dissídios Individuais do TST" e "Guia Prático de Linguagem Forense". No campo da ficção, produziu o romance "Orfandade de um Ideal", lançado em 1993. Tornou-se membro da Academia Feirense de Letras em 1991.

Secom TRT-5 (Josemar Arlego) - 27/4/2022