Atendimento ao público no Fórum do Comércio tem novas instalações

A presidente do TRT5-BA, desembargadora Maria de Lourdes Linhares, inaugurou nesta quinta (17), no térreo do Fórum do Comércio, as novas instalações da Coordenadoria de Atendimento ao Público, que teve o espaço interno redimensionando para facilitar a prestação dos serviços. Em breve pronunciamento, a magistrada destacou a importância de acolher o jurisdicionado em todas as etapas da tramitação dos processos, humanizando as relações. As obras na unidade foram realizadas nos últimos dias 7 a 14 de outubro, período em que os servidores trabalharam no 11º andar do prédio.

A Coordenadoria tem uma clientela de 125 pessoas por dia no seu balcão de informações, e outros dez casos diários, com maior complexidade, são resolvidos na diretoria. Além das informações, são disponibilizados ao público outros serviços, entre os quais peticionamento, distribuição de processos de outros tribunais, certidões de militância de advogados, cargas de processos e assistência a advogados na sala de autoatendimento do PJe.

PERFIL DO PÚBLICO –  A diretora da Coordenadoria de Atendimento ao Público, Joseane Matos, confirma: “É um público carente, tanto de informação como pelo lado afetivo. A gente faz de tudo aqui, é psicólogo, pedagogo”. Joseane também ressalta a qualidade da equipe responsável pelos atendimentos: “Antes de virem para cá, todos passaram por Vara do Trabalho, então todos estão qualificados para atender às demandas.”

Trabalhar diariamente atendendo pessoas é uma oportunidade de conhecer e participar das suas histórias. Joseane conta com orgulho o caso de uma senhora que vendia panos de chão, se locomovendo com a ajuda de muletas. Ela revelou que havia trabalhado como empregada doméstica sem carteira assinada, por isso não tinha conseguido a aposentadoria. Informada pela equipe do Niap, se cadastrou e obteve o direito ao Benefício de Prestação Continuada.

Secom TRT5 (Texto de Erick Barbosa e foto de Bernardo Carvalho, sob supervisão de Franklin Carvalho) – 18/10/2019