Balcão Virtual do TRT5-BA registra 1.089 atendimentos em dois meses. Página do serviço teve 20 mil acessos

O Balcão Virtual do TRT da Bahia (TRT5-BA) completou dois meses de funcionamento no último dia 22/5, registrando um total de 1.089 atendimentos realizados e 20.207 acessos à página oficial do serviço (https://www.trt5.jus.br/balcao-virtual, ou clique em "Contato", no Portal TRT5) no período de 22/3 a 21/5. A partir desses resultados, Administração do Tribunal busca consolidar junto ao público a divulgação do Balcão, que é de fácil consulta, para que os contatos por e-mail ou telefone sejam, na medida do possível, substituídos pelo atendimento virtual.

"O balcão virtual é mais uma iniciativa do TRT5 para facilitar o atendimento e desonerar as unidades judiciárias, por isso convidamos as partes e advogados a utilizá-lo ainda mais”, explica a presidente do TRT5-BA, desembargadora Dalila Andrade. Ela ressalta que o serviço conta com uma equipe capacitada para fornecer informações completas sobre o andamento do processo. “Mesmo no ambiente virtual, asseguramos um atendimento mais humano, pessoal e eficiente, similar ao que era realizado presencialmente nos balcões das varas. Ao mesmo tempo, queremos possibilitar que os servidores dediquem mais tempo ao cumprimento de atos processuais como notificações, mandados na execução, pagamentos de alvarás, etc.”, acrescenta.

TIPOS DE ATENDIMENTOS — Para a diretora da Coordenadoria de Atendimento ao Público, Juliana Ferreira Campos, o balcão virtual é uma excelente ferramenta para garantir o acesso à Justiça diante das restrições impostas pela pandemia. “Trabalhamos em regime de revezamento e o serviço é semelhante ao atendimento prestado nos balcões presenciais, porém o público é distinto. No atendimento presencial 90% eram reclamantes, que buscavam informações processuais, já no balcão virtual esse público gira em torno de 10%. Hoje, 90% são advogados que entram em contato com a intenção de impulsionar o processo”, afirma a servidora.

O servidor Orocil Pedreira Júnior, diretor da Secretaria de Coordenação Judiciária de 1ª Instância (SCJ1), outra unidade participante do Balcão Virtual, destaca que a iniciativa está apta para atender demandas de vários públicos. “O balcão virtual reúne unidades especializadas que podem acessar imediatamente o processo na íntegra e esclarecer os últimos passos e prováveis desdobramentos, a fim de deixar o cidadão informado”, esclareceu.

No balcão virtual existem sete salas onde podem ser obtidas, ainda, informações sobre conciliações, execução centralizada; leilões; penhoras; perícias; andamento de recursos na segunda instância, sessões de julgamento e eventual interposição de recursos para o TST; precatórios e pagamentos nos processos conciliados globalmente. “Além disso, todas as unidades que atendem via balcão virtual possuem meio de contato online, automático e imediato com as unidades judiciárias, por meio do chat e do Google Formulários, para complementação do atendimento”, acrescentou Orocil.

AVALIAÇÃO - A advogada Camile Góes conta que foi atendida de forma rápida e com excelência quando precisou do serviço. “Estou muito satisfeita com o atendimento que tive no balcão virtual. Como já era de esperar, o TRT5 sempre sai na frente no que tange à agilidade e ao bom atendimento [...] Dentre as justiças especializadas, o TRT da Bahia se destaca sim e está de parabéns pela iniciativa!”, elogiou a advogada.

SERVIÇO - O Balcão Virtual, instituído pelo Ato TRT5 nº 46/2021, em cumprimento à Resolução nº 372/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), oferece informações sobre processos em tramitação no TRT5-BA por meio da plataforma Zoom, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h30, exceto nos feriados, sem a necessidade de agendamento prévio.

O Balcão Virtual conta com servidores da Coordenadoria de Atendimento ao Público, das Secretarias de Coordenação Judiciária de 1ª e de 2ª Instâncias (SCJ1 e SCJ2); da Coordenadoria de Execução e Expropriação e dos Centros de Conciliação de 1ª e de 2ª Instâncias (Cejusc 1 e Cejusc 2).

Secom TRT5-BA (Lázaro Britto) - 28/5/2021