Coleprecor: presidente e corregedora do TRT5 discutem temas relacionados à Justiça Trabalhista

As desembargadoras Maria de Lourdes Linhares e Dalila Andrade, respectivamente, presidente e corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), participam da Reunião Extraordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), que ocorre em Brasília, para discutir temas relacionados à Justiça Trabalhista. O evento começou na quarta-feira (13/02) e segue até esta quinta (14/2) com palestra sobre a atuação das corregedorias, exposição sobre o orçamento de 2019 e informes sobre a nova versão do processo judicial eletrônico (PJe). 

A presidente e corregedora do TRT5 com Mery Bucker Caminha (ao centro), corregedora regional do TRT1 (RJ)

Em seu pronunciamento na abertura, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Brito Pereira, falou sobre a interlocução que tem feito junto ao Congresso Nacional e ao Planalto em prol da Justiça do Trabalho. Brito Pereira abordou também o Programa Trabalho Seguro e a perspectiva de que cada regional discuta questões relacionadas ao assédio moral, tema que vem sendo tratado no biênio 2018/2019. Já a presidente do Colégio, desembargadora Eliney Veloso (TRT23-MT), ressaltou a necessidade de união em tempos de dificuldades. "Nossa equipe é altamente qualificada, dedicada às causas da Justiça do Trabalho. Seremos vitoriosos em todos os desafios que enfrentarmos", disse.

ORÇAMENTO 2019 - A secretária-geral do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Márcia Sott, aproveitou a reunião para elogiar os TRTs pelo empenho na execução do orçamento de 2018. Segundo ela, o ano passado foi, historicamente, o que menos teve despesas inscritas em restos a pagar, reduzindo os impactos nesse exercício. Para a secretária, isso demonstra o bom trabalho feito pelas equipes regionais, mas ressalta que os Tribunais devem se empenhar na execução e controle dos gastos em 2019, tendo em vista a redução de R$ 515 milhões esperados para o orçamento do ano que vem.

BRUMADINHO - Integrantes do Coleprecor também expressaram pesar pelo acidente ocorrido na cidade de Brumadinho (MG). Segundo as manifestações, além de uma grande tragédia humana, o caso foi também o maior acidente coletivo de trabalho das últimas décadas. O incêndio no Centro de Treinamentos do Flamengo, que vitimou dez jogadores da base do time, também foi lembrado e, durante a reunião, foi reforçada a importância das ações de prevenção de acidentes no ambiente laboral, desempenhadas pela Justiça do Trabalho.

Secom TRT5 (com informações do Coleprecor e fotos da secretária-geral da Presidência, Sílvia Rocha Pereira) - 14/02/2019