Comitiva visita TRT15 para aprimorar implantação do Cejusc na Bahia

Uma comitiva do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) visitou na segunda e terça-feira (19 e 20/02) o Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Justiça do Trabalho (Cejusc) do Tribunal Regional do Trabalho da 15 Região (TRT15), em Campinas. O objetivo da visita é buscar orientação e verificar a execução do trabalho para a implementação do Cejusc na Bahia, previsto para este ano.

Na segunda-feira o foco de visitação foi conhecer o Cejusc de 1º grau. Já nesta terça, a comitiva visitou o do 2º grau e participou da inauguração do Centro de Memória do TRT15. A juíza auxiliar da Presidência e presidente do comitê de implantação do Cejusc no TRT5, Doroteia Silva de Azevedo Mota, comentou que ao visitar as instalações em Campinas entrevistou as juízas encarregadas pelos Cejuscs, Ana Cláudia Vianna e Kathleen  Stamato. Esta última magistrada, vencedora do prêmio “Conciliar é legal” do CNJ em 2017, constatou que “a conciliação e a mediação, quando bem conduzidas, por pessoal capacitado, são poderosas ferramentas de resolução de conflitos trabalhistas”.

A juíza Doroteia Mota diz que a presidente do Tribunal baiano, Desembargadora Maria de Lourdes Linhares, tem esse projeto como uma prioridade na gestão: “já foi criado e referendado o Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas) e o comitê de implantação do Cejusc, o qual presido, por delegação da Presidência. A capacitação também está sendo agendada e contará com aulas presenciais e estágio supervisionado. Importante também comunicar que toda a comunidade jurídica, advogados, magistrados e servidores serão informados do funcionamento do Cejusc antes mesmo de sua inauguração”.

Para a juíza auxiliar da Presidência do TRT5-BA, a criação do Cejusc vai melhorar a atividade do Tribunal, trazendo mais satisfação no resultado, celeridade e eficiência  “Há uma vocação natural da Justiça do Trabalho para a conciliação, que hoje conta com a mediação e suas técnicas para ajudar na resolução de disputas. Tome como exemplo as semanas de conciliação realizadas nesse tribunal, alcançando resultados sensacionais, como a última que aconteceu no final de novembro passado. Agora imagine um Setor funcionando o ano inteiro, todo voltado à conciliação”, diz.

Além  da juíza Doroteia Mota, o grupo contou com as presenças dos juízes Franklin Christian Gama Rodrigues, da Coordenadoria de Execução e Expropriação, Murilo Carvalho Sampaio Oliveira, do Juízo de Conciliação de 2ª Instância, e do diretor da Secretaria de Organização e Métodos, Orocil Pedreira Santos Júnior. Nesta quarta-feira (21/02) os juízes visitarão os Cejuscs do TRT2 na capital paulista.

 

Secom TRT5 ( texto: Fabricio Ferrarez -  imagens do TRT15) - 20/02/2018