Desembargador Rubem Nascimento Júnior tem posse ratificada durante Sessão Telepresencial inédita


A ratificação da posse do magistrado Rubem Dias do Nascimento Júnior no cargo de desembargador do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) ocorreu, na manhã desta segunda-feira (28/9), durante a 3ª Sessão Solene Telepresencial do Tribunal Pleno. 

O evento contou com a presença da presidente do Tribunal, desembargadora Dalila Andrade; dos desembargadores do Regional baiano; do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT/BA), Luís Carneiro Filho; do vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5) no exercício da presidência, Juiz Guilherme Guimarães Ludwig; dos presidentes da Ordem dos Advogados Seção Bahia (OAB/BA) e da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat), respectivamente, os advogado Fabrício Castro e Ivan Isaac e de familiares

Na oportunidade, a presidente do TRT5 parabenizou o magistrado e pontuou que “era uma sessão histórica pois pela primeira vez o Regional baiano realizava uma sessão solene de maneira telepresencial”. A presidente ainda destacou que “infelizmente, não podiam estar presente fisicamente, por conta da pandemia, mas que certamente tudo irá passar e que a situação já começou a melhorar”, declarou. 

O desembargador Rubem Dias do Nascimento Júnior, que tomou posse oficialmente no 2º Grau do Tribunal no dia 3 de março, em cerimônia ocorrida no Gabinete da Presidência do Regional, afirmou que dedicou os últimos 42 anos da sua vida à Justiça do Trabalho e que pretende continuar trabalhando até a saúde permitir. “A Justiça Trabalhista, juntamente com minha família, é o que da sentido a minha vida”, afirmou o magistrado.

A indicação do magistrado ocorreu na sessão do Tribunal Pleno do dia 3 de fevereiro em processo de promoção que obedeceu ao critério de antiguidade. Atualmente ele integra a 4ª Turma do TRT5 e é gestor regional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho.

TRAJETÓRIA – Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1980) e pós-graduado pela mesma instituição (2010), com especialização em Direito Constitucional do Trabalho, o desembargador Rubem Dias é tutor de Ensino à Distância (EaD) pela Escola Nacional da Magistratura Trabalhista (Enamat) e coordenador em EaD pelo Conselho Nacional de Justiça.

Iniciou a carreira de magistrado do Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região, em 1989, sendo sucessivamente titular das Varas do Trabalho de Ipiaú, 2ª de Alagoinhas, 6ª e 27ª de Salvador. Antes da promoção ao 2º Grau atuava como juiz convocado.

Foi também juiz formador da Enamat e da Escola Judicial do TRT5 e juiz auxiliar da Presidência do Tribunal (2011-2013). Atuou como membro do Conselho de Representantes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho - Anamatra (2001-2003) e da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB (2001-2003); e diretor da Anamatra (2003-2005). Na Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região - Amatra5 foi vice-presidente (1999-2001), presidente (2001-2003) e diretor de Assuntos Legislativos (2011-2013).

Secom TRT5 (Renata Carvalho) - 28/9/2020