Dia do Cidadão evidencia papel social da Justiça do Trabalho

O Dia do Cidadão do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) teve sua mais recente edição na última sexta (5/7), com atendimentos prestados a nove pessoas pelas desembargadoras Maria de Lourdes Linhares, Marizete Menezes e Ivana Magaldi, presidente, vice-corregedora e ouvidora da Casa, respectivamente. A juíza auxiliar da Presidência, Dorotéia Azevedo, também colaborou na assistência ao público. O objetivo do evento é ser um canal direto entre a Administração e a sociedade, possibilitando que as magistradas possam esclarecer dúvidas sobre eventuais pendências em processos.

A presidente do TRT5-BA comentou que é um evento prazeroso de se fazer, pois possibilita o diálogo direto com as partes: “a função do magistrado é a pacificação social. Esse contato com o cidadão me agrada muito. A nossa intenção é fazer com que as pessoas se sintam felizes, satisfeitas e bem acolhidas daqui”, ressalta. Como de costume, o Dia do Cidadão foi realizado no Gabinete da Presidência do Fórum do Comércio.

Daiana Batista, atualmente desempregada, afirmou ter buscado no portal do TRT5 informações sobre o Tribunal, e encontrou no Dia do Cidadão uma possibilidade para retirar suas dúvidas sobre o andamento processual. “Estou saindo daqui muito feliz. Eu queria saber sobre o tempo que o processo leva, e hoje a presidente me esclareceu da melhor forma. Todos são muito atenciosos aqui. Agora é só aguardar”, disse. Ela contou também que trabalhava como operadora de telemarketing e teve seu vínculo reconhecido com uma instituição financeira por exercer serviços de bancária.

Já o corretor de imóveis Luiz Augusto Oliveira também aprovou o atendimento humanizado feito pelas desembargadoras. “Saio do TRT5-BA com tudo sendo resolvido. O Dia do Cidadão superou minhas expectativas”, afirmou.

Os interessados em participar das próximas edições do programa podem se inscrever ligando para o Núcleo de Gestão Socioambiental e Cultural no telefone (71) 3319-7667. 

Secom TRT5 (Fabricio Ferrarez) – 9/7/2019