Dia do Cidadão ressalta a função social da Justiça do Trabalho

Um dos atendimentos contou com o auxílio do advogado Juracy Dourado

 

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) promoveu, na manhã desta sexta-feira (18), mais uma  edição do "Dia do Cidadão", projeto em que a Presidência e a Ouvidoria do Tribunal destinam as agendas para atender a população com processos em andamento, ressaltando a função social da Justiça do Trabalho. No total, as desembargadoras Maria de Lourdes Linhares, presidente, e Léa Reis Nunes, vice-ouvidora, atenderam nove pessoas, um número maior que a média registrada nas últimas edições do encontro. Os participantes se inscreveram através do telefone (71) 3319-7667 ou receberam ligação telefônica dos organizadores.

"Procuramos resolver de imediato as demandas que nos são trazidas, dando o devido encaminhamento para solucionar eventuais pendências, além de dar apoio humanizado às partes", contou a desembargadora Lourdes Linhares. A valorização do ser humano também foi destacada pela vice-ouvidora. "É muito importante reservarmos este momento para dar voz às insatisfações que nos são trazidas. As pessoas se sentem valorizadas quando são ouvidas e, em geral, vão embora satisfeitas com os resultados", afirmou a desembargadora Léa Nunes.

Partes elogiam a iniciativa da Administração do TRT5-BA

 

Os atendimentos realizados requerem dedicação das magistradas e de sua equipe, pois envolvem casos delicados como embargos, processos com problemas na fase de execução ou simplesmente aguardando o julgamento de recursos. Este foi o caso, por exemplo, de Reginaldo dos Santos (foto), um trabalhador que tem um processo há quatro anos na Justiça do Trabalho contra uma rede atacadista. Além de acompanhar a tramitação pela internet, ele agendou atendimento para buscar orientações de como fazer acordo com a empresa nesta fase em que o processo se encontra pendente de julgamento de recurso. "Fiquei muito feliz com a maneira como fui atendimento. Me explicaram tudo de um jeito simples, e o melhor, sem juridiquês", elogiou.

O PROJETO - O "Dia do Cidadão" é promovido pela Administração do TRT5-BA, em parceria com a Ouvidoria e a Coordenadoria de Projetos Especiais, como parte das diretrizes do planejamento estratégico do Regional, que destaca a acessibilidade e a transparência como atributos de valor para a sociedade. O objetivo é ser um canal direto de comunicação entre a sociedade e a administração do TRT da Bahia.

Nas audiências, além de tirar dúvidas sobre processos, o cidadão pode conversar sobre outros assuntos relacionados ao Tribunal.

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 18/5/2018