Dia do Cidadão tem primeira edição de 2020 com oito atendimentos

A primeira edição do Dia do Cidadão do TRT da Bahia (TRT5-BA) em 2020 ocorreu nesta sexta (24/1), com atendimentos prestados a oito pessoas pelo corregedor regional do Tribunal, desembargador Alcino Felizola, que estava representando a presidente, desembargadora Dalila Andrade. O projeto visa auxiliar a comunidade baiana, ouvindo sugestões e esclarecendo o andamento de processos trabalhistas.

Dentre os casos analisados pelo corregedor no gabinete da Presidência no Fórum do Comércio, esteve o de Rosangela Chaves, de 42 anos, que trabalhava na função de sommelier no supermercado Makro e procurou a Justiça do Trabalho em 2015 para buscar seus direitos. Ela contou que leu no Instagram do TRT5 sobre o projeto Dia do Cidadão e logo se interessou: “As explicações foram bem didáticas e o atendimento humanizado, superando minhas expectativas”.

A operadora de telemarketing Rosangela Souza também aprovou o atendimento. “Saio do TRT5-BA com uma compreensão bem maior de todas as fases do meu processo contra a empresa Atento”, afirmou. Já a aposentada Pérola Santos, viúva de um aviador do Estado, destacou que está com a esperança renovada depois do encontro com o corregedor: “Ele me explicou direitinho os trâmites dos precatórios”.

ATENÇÃO E CARINHO – Para o corregedor Alcino Felizola, as pessoas precisam de atenção e carinho e, de certa forma, é o que o projeto proporciona para os participantes. “A Justiça precisa ser transparente, e estamos aqui para oferecer explicações e permitir um acesso efetivo”, frisou o magistrado. O corregedor ainda comentou que gosta do contato com a população: “As dúvidas são naturais e é nosso papel esclarecer tudo da maneira mais clara possível”.

DIA DO CIDADÃO – Os interessados em participar das próximas edições do programa podem se inscrever ligando para o Núcleo de Gestão Socioambiental e Cultural no telefone (71) 3319-7667.

Secom TRT5 (Renata Carvalho) - 24/1/2020