Ejud5 celebra 15 anos com palestras e depoimentos

Em comemoração aos 15 anos da Escola Judicial (Ejud5) do TRT da Bahia foi realizado, na manhã desta sexta-feira (19/7), no auditório da Escola, um evento com palestras, vídeo e depoimentos de magistrados e servidores que deixaram suas marcas na história da unidade. Ao longo deste período, a Ejud5 vem disseminado saberes e ampliando o alcance da formação e capacitação de magistrados e servidores.

Na abertura do evento, ao falar da importância da data, a vice-presidente do TRT baiano, desembargadora Débora Machado, ressaltou que é gratificante verificar o crescimento da Ejud5 tanto profissional quanto humanístico. "Ao aperfeiçoar os magistrados, estamos também aperfeiçoando nosso serviço à população, que são nossos verdadeiros patrões", comentou. A magistrada, que foi diretora da unidade do biênio 2009/2011, ainda frisou que "estava emocionada em fazer parte de uma história tão rica e bonita".

Já a diretora da Ejud5, desembargadora Margareth Costa, salientou que "15 anos não são 15 dias e não podem ser medidos apenas com uma régua simétrica, mas com o encanto de quantos se deixaram conduzir e seduzir nesse tão largo como breve espaço de tempo". E finalizou: "Não há tarefa maior e mais sublime do que educar". A presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), juíza Cecília Magalhães, completou a mesa.

Na oportunidade, foi exibido um vídeo com depoimentos dos diretores da Ejud5 ao longo dos anos. Após, o desembargador aposentado do TRT5, José Rodrigues Pinto, e o desembargador do TRT10 (Distrito Federal e Tocantins) expuseram sobre o histórico da Escolas Judiciais. A desembargadora aposentada Marama Carneiro, os desembargadores Luíza Lomba, Jéferson Muricy, Vânia Chaves, Esequias Pereira, Graça Boness, a juíza convocada, Ana Paola Diniz, magistrados e servidores da casa prestigiaram a celebração.

HISTÓRICO - Criada em 2004 em consonância com as modificações oriundas da Emenda Constitucional nº 45/2004, a Ejud5 é órgão integrante do Tribunal e tem como competência planejar, coordenar e orientar as ações relativas à capacitação e aperfeiçoamento de magistrados e servidores na área jurídica.

A trajetória da Escola Judicial do Regional baiano, porém, tem início bem antes, no ano de 1992, com a criação da Escola da Magistratura Trabalhista (Ematra) na gestão do desembargador Joaquim Almeida. Destinava-se, primordialmente, ao planejamento e execução de cursos de preparação para a carreira e aperfeiçoamento dos magistrados trabalhistas. A desembargadora Vânia Chaves foi a primeira diretora da unidade e o juiz Luciano Martinez o primeiro coordenador.

Em 1998, a Ematra foi extinta e  o Centro de Preparação e Aperfeiçoamento da Magistratura Trabalhista da 5ª Região (Cemag) foi criado, passando a englobar, além da preparação para a carreira e o aperfeiçoamento dos juízes, a promoção de seminários e outros eventos destinados também aos exercentes de outras funções em áreas de interesse do Tribunal. Já em 27 de julho de 2000, uma nova reformulação ocorreu com a extinção do Cemag e a criação da EmatraV.

Secom TRT5 (Renata Carvalho) - 19/7/2019