Encontro de Diretores de Varas tem atividades de capacitação e qualidade de vida

 

Presidente do TRT-5 fala com os diretores por vídeo

O 23º Encontro de Diretores de Secretaria de Varas do Trabalho, realizado nestas quarta e quinta (28 e 29/9), no auditório da Escola Judicial, em Salvador, reuniu representantes das unidades da capital e do interior num evento em formato presencial após dois anos de edições virtuais. A programação constou de atividades de capacitação para os gestores e debates sobre qualidade de vida, sempre com intensa participação e interesse dos presentes.


Logo na abertura do evento, os diretores assistiram ao vídeo de saudação da presidente e da corregedora do TRT-5, desembargadoras Débora Machado e Luíza Lomba. As magistradas não puderam comparecer pessoalmente por terem compromissos no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília. As magistradas lamentaram não poder estar de forma presencial no Encontro. A presidente garantiu empenho para melhorar o trabalho de qualidade desenvolvido pelo Regional. A corregedora afirmou que os cursos e webinários realizados, bem como esse evento, servem para o aprimoramento das atividades.


A diretora Grasiela Guimarães, da Coordenadoria Desenvolvimento de Pessoas (CDP), unidade que realizou o evento,  ressaltou que o objetivo do encontro foi capacitar os diretores e harmonizar o humano com o profissional. Já a juíza auxiliar da Corregedoria, Angélica de Mello, reiterou a necessidade de olhar para o bem-estar e para a saúde psíquica e agradeceu a participação dos diretores nos webinários promovidos pela Corregedoria.

Em seguida, a diretora da Secretaria de Administração, Caroline Oliveira, relatou sobre as aquisições e aprimoramento das estruturas das unidades, como o investimento em melhoria de telefonia e segurança da informação, e sobre o projeto Cuidando da Nossa Casa. O diretor da Secretaria de Gestão Estratégica, Márcio Fernando Ribeiro, falou sobre disposição de força de trabalho imposta pela Resolução 296/2021 do CSJT.

 

A juíza Marília Sacramento apresentou palestra sobre LGPD

O dia contou ainda com palestras sobre Assédio Moral e Sexual, com a juíza Adriana Manta; sobre Qualidade de Vida, com a chefe da Seção de Qualidade de Vida, Maria Daniela Mascarenhas; e sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com a juíza auxiliar da Presidência, Marília Sacramento. Para a magistrada, a LGPD é uma mudança de cultura que visa proteger a privacidade: “É muito relevante  para os diretores a conscientização de quanto é importante o trato com os dados do Tribunal”.

Na manhã da quinta-feira (29), foi a vez da apresentação do psicólogo Alessandro Marimpietri sobre o tema “Como nos reinventamos num mundo pós-pandemia?”. Já o diretor de Vara do Trabalho do TRT-22 (PI), Antônio Araújo Sousa, tratou do Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (Igest). O diretor falou sobre a gestão de Vara do Trabalho e sobre as melhorias apresentadas nos resultados do Igest pela unidade que ele coordena em São Raimundo Nonato (PI).

Os diretores das unidades do TRT-5 ainda foram capacitados pelas juízas do Regional, Carla Cunha, coordenadora da Secretaria de Execução e Expropriação (SEE), e Mônica Sapucaia, coordenadora do Polo Especializado em Execução Sul. As magistradas apresentaram boas práticas realizadas pelas suas unidades com a finalidade de garantir as execuções nos processos. O servidor Edimário Bispo, da SEE, acompanhou as apresentações. Em seguida o juiz do TRT-3 (Minas Gerais), Marcos Vinícius Barroso, falou sobre “Ferramentas de pesquisa Patrimonial (problemas, soluções e desafios)” e “Novidades sobre ativos financeiros e Boas Práticas”.

As juízas do TRT-5 Carla Cunha e Mônica Sapucaia com o juiz do TRT-3 Marcos Vinícius Barroso

O Encontro ainda foi marcado por apresentações musicais. No primeiro dia, nos intervalos, ficou por conta dos servidores Rafael Santana Lopes e João Damásio Sardenberg. Já no segundo dia, do servidor Edilberto Silva Ramos. O encerramento foi feito pela banda Região 5, composta, em sua maioria, por servidores do Regional.

Uma nova Comissão de Diretores também foi eleita para representar e apresentar as demandas da categoria. Os integrantes são Rafael Barata (VT Senhor do Bonfim), Hildo de Jesus (VT de Santo Amaro), José Jessé Borges (VT de Jacobina), Rogério Pio (5ª VT de Feira de Santana), Simone Figueiredo Campos (1ª VT de Feira de Santana) e João Moura da Costa ( 31ª VT de Salvador), e os suplentes, Edilberto Ramos (32ª VT de Salvador) e Marcondes Pereira (1ª VT de Vitória da Conquista).

Diretores durante o Encontro

 

Confira mais fotos na Galeria.

 

Secom TRT-5 (Fabricio Ferrarez) - 30/9/2022