Equipe composta por servidor do TRT5-BA é premiada em maratona de TI da Justiça do Trabalho

O prêmio foi concedido pelo TRT catarinense, organizador do Hackaton Inova

O servidor Raphael Souza de Oliveira, que trabalha na Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) do TRT da Bahia, integrou a equipe "Liga da Justiça do Trabalho", que ficou em terceiro lugar no Hackathon Inova, a primeira maratona de programação da Justiça do Trabalho promovida pelo TRT de Santa Catarina. O evento aconteceu de 13 a 15/9 em Florianópolis (SC), com o objetivo de propor soluções para problemas comuns no âmbito da Justiça do Trabalho e, por consequência, aprimorar os serviços prestados à sociedade.

Na última quinta-feira (19/9), ele foi recebido pela presidente do Tribunal, desembargadora Maria de Lourdes Linhares, para apresentar os detalhes da solução proposta por sua equipe e mostrar o prêmio de R$ 5 mil recebido, que será dividido entre os componentes da equipe. Também assistiram à explanação o juiz auxiliar da Corregedoria, Firmo Leal Neto, que participou do evento como observador, e os servidores da Setic Érica Rossiter, diretora; Márcia Brito Pereira, coordenadora de infraestrutura tecnológica; Leonardo Barreto, coordenador de desenvolvimento e manutenção de sistemas; e Maria Madalena de Brito Cunha, da Secretaria da Corregedoria Regional.

PROPOSTA - A solução proposta pela equipe de Raphael foi o desenvolvimento do aplicativo "Gemini", que utiliza inteligência artificial para auxiliar na elaboração de votos e na distribuição de processos por matérias nos gabinetes. "A ideia partiu dos desafios mais comuns enfrentados por quem trabalha nessa área nos TRTs como carência de pessoal e ausência de funcionalidade para a automação dos processos no PJe", afirmou o servidor, acrescentando que, dentre os diferenciais do app, estão o aproveitamento da base de dados e da infraestrutura de TIC da própria Justiça; a utilização de software livre; e a possibilidade de expansão para outras atividades da Justiça do Trabalho.

Entusiasmada com o projeto, a desembargadora Maria de Lourdes parabenizou ao servidor pelo trabalho, e disse que eventos dessa natureza, além de inovadores, 'são oportunidade de compartilharmos expertises que venham ao encontro do que buscamos para melhor prestação jurisdicional no âmbito da Justiça do Trabalho'.

Além de Raphael, compuseram a equipe (foto) os seguintes servidores: Guilherme Przewodowski dos Santos (TRT15-Campinas/SP); Jaqueline Cristina de Siqueira Junqueira (TRT15-Campinas/SP); Joarez Dallago (TRT7-CE); Marcos Xavier de Almeida Barretto (TRT20-SE); Mauricio Rodrigues de Morais (TRT15-Campinas/SP); e Vinicius Martins Ferraz (TRT15-Campinas/SP). O prêmio de R$ 5 mil concedido é oriundo do orçamento do TRT12-SC, especificamente da rubrica "premiações culturais, artísticas e científicas".

Equipe "Liga da Justiça" com a presidente do TRT12-SC, desembargadora Mari Eleda Migliorini

HACKATHON INOVA - Com 52 horas de duração, a primeira maratona tecnológica da Justiça do Trabalho reuniu cerca de 100 participantes do universo da inovação, além de advogados e órgãos dos tribunais divididos em 12 equipes, para desenvolver soluções aos desafios identificados. O público-alvo incluiu magistrados, servidores, advogados, estudantes universitários, designers, profissionais de negócio, de inovação e de TI, especialmente programadores. Com abrangência nacional, as soluções desenvolvidas poderão ser adotadas em todo o país.

A equipe que ficou em primeiro desenvolveu a "LIA" (iniciais de Lei, Inteligência e Artificial), uma atendente virtual por WhatsApp com linguagem mais acessível para o cidadão comum. Já a segunda colocada criou o aplicativo "Consulta Cidadão', que busca traduzir a linguagem jurídica do painel de tramitação processual do PJe para uma linguagem mais acessível à sociedade, ambos com foco no atendimento ao público que interage com a Justiça do Trabalho.

Secom TRT5-BA (Lázaro Britto, com informações do TRT12-SC) - 23/9/2019