Evento realizado pelo TRT5 discute acessibilidade, dignidade e direitos de pessoas com deficiência

Uma manhã para discutir a inclusão e celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no último dia 3 de dezembro. Esse foi o norte do 6º Encontro sobre Acessibilidade do TRT5, evento promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), nesta quinta-feira (6/12) no auditório do Pleno, cujo tema foi "A pessoa com deficiência como protagonista de sua dignidade e direitos”.

Na abertura, a presidente do TRT5, desembargadora Maria de Lourdes Linhares, deu as boas-vindas aos participantes e lembrou da importância da inclusão de pessoas com deficiência em nossa sociedade. A mesa também contou com a presença da juíza auxiliar da Presidência, Dorotéia Azevedo, e do servidor e membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão no âmbito do TRT5, Marcelo Monteiro, que explicou o funcionamento da comissão.

O hino nacional ficou sob a responsabilidade do cantor Mateus Tourinho Alvares, da Sociedade Aliança de Cegos da Bahia, que além do hino, cantou e tocou músicas brasileiras recepcionando os participantes. O evento contou ainda com interpretação em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, e de audiodescrição.

A primeira palestra foi ministrada pela psicóloga e cantora Tereza Alvaia, que questionou sobre o que é ser deficiente. Explicou sobre empatia e disse que a falta dela cria uma deficiência de relação com o outro. A palestra musical teve a participação do musicoterapeuta Cláudio Matos nos teclados.

A manhã seguiu com a apresentação de um vídeo promovido pela Secretaria de Comunicação (Secom) do TRT5, com uma série de depoimentos de pessoas ligadas à promoção da igualdade de direitos para as pessoas com deficiência. Seguido da palestra "Língua de sinais, cultura e identidade surda", com Verena Gila Fontes, professora de Libras na Associação Educacional Sons no Silêncio (Aesos) e na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. E com a palestra "Cidadania, deficiência intelectual e participação social", com Lívia Teixeira Borges, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comped/Salvador) e Coordenadora da SerDown - Associação Baiana de Síndrome de Down.

Também estiveram presentes no Encontro a vice-presidente do TRT5, desembargadora Débora Machado; representando a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, a auditora fiscal do Trabalho, Lorena Mueller; a juíza aposentada Geruzia Amorim, representando a Amatra5; o superintendente da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, Alexandre Baroni; a diretora-geral da UPCD (Unidade de Políticas Públicas de Pessoas com Deficiência) da prefeitura de Salvador, Risalva Telles; e, representando a OAB-BA, o advogado Mário Lima.

HISTÓRIAS DE SUPERAÇÃO - A antessala do Tribunal Pleno contou com uma exposição fotográfica intitulada "Histórias de Superação". Ela conta histórias de vida e depoimentos  de alguns servidores e familiares que superaram algum tipo de doença ou de deficiência.

Organizada pelo TRT5-Saúde em parceria com a Secom e o Núcleo Socioambiental, a mostra ainda deverá ser montada no Espaço Cultural do TRT5, na Sede Administrativa, e no andar térreo do Fórum do Comércio. "O objetivo é mostrar exemplos que sirvam de inspiração e motivação para outros na mesma situação", afirmou a servidora Vânia Fagundes, uma das organizadoras da exposição.

Secom TRT5 (Fabricio Ferrarez) - 6/12/2018