Fóruns do TRT5 na capital serão iluminados em campanha pela prevenção do glaucoma

Os fóruns do TRT5 Ministro Carlos Coqueijo Costa (Nazaré) e Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira (Comércio) receberão iluminação especial na cor verde no mês de maio para destacar a campanha contra o glaucoma promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) com a solidariedade do Conselho Nacional de Justiça e dos tribunais brasileiros.  A campanha visa à conscientização para o diagnóstico e o tratamento precoce da doença, considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo.

Segundo o CBO, no Brasil, mais de 1 milhão de pessoas têm a doença, sendo que quase a metade desconhece sua condição por ser um transtorno de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial. No Relatório Mundial sobre a Visão publicado em 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou em 6,9 milhões de pessoas entre 40 e 60 anos com glaucoma em 2020. Esse problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão.

O auge da campanha ocorrerá no dia 26 de maio, Dia Nacional de Combate ao Glaucoma (Lei nº 10.456/2002), com a mobilização denominada “24 Horas pelo Glaucoma”, deflagrada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia com diversas instituições parceiras.

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 22/4/2021