Guanambi: acordos em 17 processos de uma mesma empresa movimentam R$ 1,3 milhão

A Vara do Trabalho (VT) de Guanambi promoveu, nos primeiros meses deste ano, acordos em 17 processos da empresa Castro e Lopes Ltda., que tramitam há mais de dez anos na Justiça do Trabalho. As conciliações totalizam R$ 1.307.000,00 e tornaram-se possíveis depois que a VT passou a fazer uma pesquisa patrimonial mais apurada, procedendo à indisponibilidade de bens imóveis e apreensão de veículos, inclusive em relação a outras empresas do grupo econômico.

De acordo com a juíza Karina Freire Araújo de Carvalho, titular da Vara do Trabalho de Guanambi, que também atua como Coordenadora do Polo de Execução do Centro-Oeste do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA), a pesquisa patrimonial é uma ferramenta essencial para a efetividade do processo e a entrega completa da prestação jurisdicional.

Ainda segundo a magistrada, há cerca de um ano essa atividade foi intensificada na Vara com a criação do Núcleo de Inteligência, Liquidação e Execução (NILE), sendo designada uma servidora para cuidar especificamente dos processos de execução de difícil solução. Isso resultou em inúmeros acordos e possibilitou a extinção de processos que há anos impactavam a produtividade da Vara.

Secom TRT5-BA (Franklin Carvalho) – 10/5/2021