JT Sigep: App desenvolvido no TRT-5 vai auxiliar magistrados e servidores em todo o país

Outro projeto nascido no TRT da 5ª Região (TRT-5) passa a ter abrangência nacional: o já conhecido JT Corporativo, antigo “TRT-5 Corporativo”, dará lugar ao Aplicativo Unificado do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho (App JT Sigep), para uso em toda a Justiçca do Trabalho. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta quarta-feira (17/8),  na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), com a presença do presidente do CSJT, ministro Emmanoel Pereira, e da presidente do TRT-5, desembargadora Débora Machado.  Também foi lançado o Portal dos Sistemas Administrativos Nacionais da Justiça do Trabalho (Portal Sisad), onde o JT Sigep está inserido.

De acordo com o ministro Emmanoel Pereira, as novas soluções tecnológicas representam mais um passo importante da Justiça do Trabalho na caminhada para se tornar cada vez mais digital. “Estamos sempre buscando uma dinâmica de celeridade e praticidade para todos os públicos, seja para a sociedade, seja para o público interno do nosso quadro”, afirmou o ministro. Ele acredita que a ferramenta contribuirá para a otimização de processos e para uma gestão de pessoas mais eficiente e automatizada.

Já a presidente do TRT-5, desembargadora Débora Machado, comemorou a participação do Regional em mais uma iniciativa de alcance nacional. “O JT Sigep é uma grande contribuição da Bahia para a Justiça do Trabalho, um aplicativo desenvolvido com o intuito de complementar a plataforma de gestão de pessoas unificada em toda a Justiça, centralizando os principais serviços”, afirmou a magistrada, que ressaltou a competência da equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) do Regional nesta nova etapa de nacionalização do aplicativo. Os ministros do TST Alberto Balazeiro e Alexandre Agra participaram da mesa do evento, que foi prestigiado também pelo juiz auxiliar da Presidência do CSJT, Firmo Leal Neto, pela juíza auxiliar da Presidência do TRT-5, Marília Sacramento, e pelo gerente do projeto, servidor André Luís Muniz. 

O juiz do TRT-5 Firmo Leal Neto, auxiliar da Presidência do CSJT, e que atuou como patrocinador do projeto, destacou que a escolha do TRT baiano se deu graças a sua experiência no desenvolvimento do aplicativo JTe, que se tornou uma referência em todo o Poder Judiciário. “O TRT-5 já trabalha no desenvolvimento de novas funcionalidades para as versões seguintes do aplicativo. Vale ressaltar ainda a grande colaboração do TRT-5 no desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão em Saúde da Justiça do Trabalho (SIGS), um dos módulos do Sigep”, acrescentou. 

Funcionalidades

Voltado aos magistrados e servidores da Justiça do Trabalho, o app JT Sigep permite realizar, por meio do celular, consultas e autoatendimento de serviços oferecidos pela área de Gestão de Pessoas. “Nesta primeira versão teremos como funcionalidades a consulta de contracheques, carteira funcional, férias e licenças médicas. Para os tribunais que possuem planos de autogestão de saúde será possível consultar também a carteira do plano de saúde, a rede credenciada e o extrato de utilização”, afirmou o juiz Firmo Leal Neto. O acesso às informações em cada funcionalidade do aplicativo dependerá da concessão do acesso aos dados por parte dos TRTs.

Para o público do TRT-5, já ambientado com a interface do JT Corporativo e funcionalidades relacionadas ao plano de saúde, nada muda, como explica o servidor da Setic do TRT-5 André Luis Muniz, gerente do projeto e um dos desenvolvedores da ferramenta. “Embora o JT Sigep vá substituir o atual JT Corporativo, as funcionalidades do nosso plano de autogestão de saúde continuarão funcionando aqui para o TRT-5, como as opções para compartilhamento das carteira dos beneficiários e filtros que permitem gravar prestadores favoritos no módulo de rede credenciada, por exemplo”, informou.

Novidades do JT Sigep

  •     Tela inicial com módulos configuráveis e seleção do TRT de origem;
  •     Visualização das informações de contracheque com resumo do mês e opção para download;
  •     Aplicativo reformulado para atender a novos padrões visuais e de tecnologia;
  •     Opção para emissão da carteira funcional, que funcionará também em modo offline e com QR Code para validação dos dados apresentados;
  •     Módulo Férias com acesso ao extrato anual das férias do usuário;
  •     Módulo Licenças, integrado ao SIGS, para comunicação de licenças médicas pelo celular.


Desenvolvimento

A versão nacional do aplicativo JT Sigep foi concebida por uma equipe multidisciplinar que teve o juiz Firmo Leal Neto como patrocinador e coordenador e os seguintes servidores da Setic do TRT-5: Érica Rossiter, diretora; Leonardo Barreto e Raphael Souza de Oliveira, da Coordenadoria de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas; André Luis Nunes Muniz, gerente; Ruy Fabiano Magalhães Silva Costa, Gustavo Ramos Almeida, Angelo Andrade Moura e Otto Schuenemann Teixeira, responsáveis pelo desenvolvimento; Rosângela Duarte Benício, responsável por Testes e Qualidade.

Portal Sisad

Já o Portal Sidad, desenvolvido pela Setic do TRT da 15ª Região (TRT-15/Campinas-SP), reunirá em um só local diferentes sistemas administrativos utilizados pela Justiça do Trabalho. Com isso, visa a mais coesão e fluidez para os usuários internos, que poderão utilizar os variados sistemas a partir de um acesso centralizado, com uma única autenticação. “Trata-se de uma ferramenta de excelência, que vai permitir a consulta de todas as informações administrativas da Justiça de Trabalho a partir de um mesmo local. As ferramentas por certo trarão mais facilidade para os usuários internos da Justiça do Trabalho”, avaliou o juiz do CSJT Firmo Leal Neto.

Um dos destaques é que o Sigep-JT foi incorporado ao Sisad. Com isso, todos os módulos poderão ser acessados diretamente pelo portal. A solução também permitirá o lançamento de campanhas e pesquisas de forma instantânea para toda Justiça do Trabalho. Outra novidade do Portal Sisad será a possibilidade de customização pelos tribunais da Justiça do Trabalho. Assim, eles poderão habilitar de imediato os módulos do Sigep-JT que já estão sendo utilizados em cada tribunal.

A primeira versão contará com os seguintes sistemas administrativos nacionais: Sigep-JT; Sistema Integrado de Gestão Orçamentária e Financeira da Justiça do Trabalho (Sigeo-JT); e Sistema de Processo Administrativo Virtual e Ouvidoria da Justiça do Trabalho (Proad-Ouv).

 

Secom TRT-5 (Lázaro Britto, com informações do CSJT) - 17/8/2022