Juiz do TRT5 Firmo Leal Neto atuará como auxiliar no CSJT

 

O juiz do Trabalho Firmo Ferreira Leal Neto, titular da Vara do Trabalho (VT) de Ipiaú, atuará, a partir desta quinta-feira (17/2), como um dos juízes auxiliares da Presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O convite ao magistrado foi feito pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do CSJT, ministro Emmanoel Pereira, que tomou posse nesta quarta-feira (16/2) e foi formalizado através do Ato CSJT.GP.SG n° 18/2022, publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (17/2).

 

O juiz Firmo Leal Neto terá atuação na área da Tecnologia da Informação (TI), onde irá auxiliar o Presidente no acompanhamento e supervisão das atividades da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, especialmente na observância das diretrizes e objetivos da Política de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do CSJT.

 

Currículo

 

Juiz do TRT baiano desde 1995, Firmo Leal Neto atuou, como substituto, na criação e implantação do então Juízo Auxiliar de Conciliação de Precatórios, atual  Juízo de Conciliação de 2ª Instância e na 2ª VT de Feira de Santana. Em 2004, foi promovido a titular por merecimento, assumiu a VT de Teixeira de Freitas, depois a de Paulo Afonso e, em seguida, a de Ipiaú, sua atual lotação. Em sucessivas gestões do TRT5, foi convocado para atuar como juiz auxiliar da Presidência e da Corregedoria, onde atuou nas seguintes áreas: Comitê de Crises Cibernéticas; Comissão de Prevenção e Combate ao Assedio Moral e Sexual; Comitê Gestor Regional do Sistema de Gestão Orçamentária (Sigeo-JT), no Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (CgovTIC); Comitê de Segurança da Informação; Comissão para elaboração estudo acerca da alteração de jurisdição; Comissão de Atualização do Regulamento Geral da Secretaria; Comitê de Gestão Estratégica; Comitê Gestor Regional do Proad; Comissão de Gestão do Teletrabalho; e na Comissão de Política e Gestão Ambiental na Comissão de Gestão Socioambiental (Cogeso).

 

O magistrado atuou ainda como Gestor de Metas Nacionais do Poder Judiciário, na Comissão para acompanhamento da concessão da Gratificação por Exercício Cumulativo de Jurisdição, no Grupo Gestor Regional do Sistema de Gerenciamento de Informações Administrativas e Judiciárias da Justiça do Trabalho (e-Gestão), e como encarregado do tratamento de dados pessoais, na forma da Lei 13.709/2018, dentre outros. Já atuou como coordenador do Comitê Gestor Nacional de Metas da Justiça do Trabalho e, em 2020, foi um dos vencedores da 17ª edição do Prêmio Innovare na categoria CNJ/Gestão Judiciária com o projeto BI/e-Correição. O juiz participou também de grupo nacional de trabalho para padronização da estrutura organizacional da Justiça do Trabalho e do desenvolvimento de diversas soluções que foram posteriormente nacionalizadas pelo CSJT, a exemplo do aplicativo Justiça do Trabalho Eletrônico (JTe) e do Sistema de Designação de Oitivas por Videoconferência (Sisdov).

 

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 18/2/2022