Juíza Adriana Nico, titular da VT de Barreiras, toma posse em sessão do Pleno

A magistrada Adriana Silva Nico tomou posse nesta sexta (18/12) no cargo de juiz titular de Vara do Trabalho para ter exercício na VT de Barreiras, em sessão telepresencial do Tribunal Pleno do TRT5, que registrou manifestações de reconhecimento do seu desempenho. A juíza foi promovida em sessão telepresencial do Pleno realizada na quarta (16/12), pelo critério de antiguidade, em vaga decorrente da promoção da juíza Ana Paola Santos Machado Diniz, titular da 34ª VT de Salvador, a desembargadora, e de sucessivas remoções.

Durante a sessão desta sexta, a presidente Dalila Andrade cumprimentou a empossada, reconhecendo que esse é um momento muito especial na carreira de todo magistrado. “Vossa Excelência tem uma longa experiência neste Tribunal, inclusive junto à Administração. Essa experiência será determinante, decisiva na sua titularidade. Coloco à disposição toda a equipe da Presidência”, disse. De forma especial, o presidente do TRT da 18ª Região (GO), desembargador Paulo Pimenta, participou da sessão para declarar que a juíza Adriana Nico é “colega muito querida neste Regional. Sabemos da sua competência, da sua dedicação e vejo com muita alegria que Vossa Excelência alce mais um degrau na sua carreira, com todos os méritos”.

O corregedor Alcino Felizola também colocou a Corregedoria à disposição da magistrada: “Caminhe com tranquilidade, com esse modo de trabalhar que Vossa Excelência desenvolveu ao longo desse tempo. Não há porque não estarmos juntos, como a Corregedoria está com todos os magistrados”. O vice-presidente do TRT5, desembargador Jéferson Muricy, ressaltou como é árdua a carreira de magistrado, inclusive a progressão, e também cumprimentou a nova titular.

O representante do Ministério Público do Trabalho, procurador Marcelo Travassos, falou sobre o posto do MPT em Barreiras e da sua conexão com a Vara do Trabalho local. Pela Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat) falou o advogado André Luiz Queiroz Sturaro: “A juíza Adriana Nico deixou a sua marca na Justiça do Trabalho em Camaçari, onde todos são gratos e estão saudosos. Ela tem um extremo zelo na condução dos processos, é parceira da advocacia, gentil e extremamente imparcial”. Já a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), juíza Cecília Pontes Magalhães, fez um retrospecto da carreira da empossada, citou elogios feitos pelo juiz Benilton Guimarães, que atuou com Adriana Nico, estando ele na titularidade da 2ª VT de Camaçari e destacou ser gratificante ver colegas do seu concurso avançando nessa carreira.

Em breve discurso, a juíza Adriana Nico declarou: “Não escolhi ser juíza, acredito que fui escolhida para ser. Amo verdadeiramente a sala de audiências, amo ouvir as pessoas. Às vezes muitos se sentem com a alma lavada simplesmente por serem ouvidos e atendidos”. Em vários momentos ela citou a importância da sua família e, ao final, agradeceu ao juiz Benilton Guimarães e ao assistente de juiz Oscar Cerqueira. “Com o tempo tudo se revela, sobretudo a verdade sobre quem somos e o que fazemos”, disse, e encerrou com uma frase da poetisa Cora Coralina, sua conterrânea de Goiás: “Nada do que vivemos tem sentido se não tocarmos o coração das pessoas”.

CARREIRA - Adriana Silva Nico graduou-se em Direito em 1995 e assumiu a magistratura trabalhista em 8.5.1998, no TRT da 18ª Região (GO). Em 16.9.2002 permutou com o juiz do TRT5 Rogério Neiva Pinheiro. Já na Quinta Região, esteve à disposição da Presidência por dois períodos distintos, tendo trabalhado na implantação do Projeto Leiloar e no apoio à execução em um deles, e atuou na 4ª e na 2ª Vara do Trabalho de Camaçari, sendo esta última a sua lotação mais recente.

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) – 18/12/2020