Juíza Edlamar Cerqueira é nova titular da Vara de Bom Jesus da Lapa

A presidente do TRT-5 e a juíza Edlamar Cerqueira

 

A presidente do TRT-5, desembargadora Débora Machado, empossou na tarde desta quarta-feira (20/7) a nova juíza titular de Vara do Trabalho (VT) de Bom Jesus da Lapa, Edlamar Souza Cerqueira, numa cerimônia que contou com a participação de representantes da magistratura, do Ministério Público do Trabalho e da advocacia, além de familiares da empossada.

Edlamar Cerqueira foi promovida ao cargo em sessão do Tribunal Pleno, na última segunda (18/7), após votação para composição de lista tríplice para promoção pelo critério de merecimento. Ela figurou pela terceira vez consecutiva numa lista com este fim, o que lhe garantiu a promoção. A vaga aberta em Bom Jesus da Lapa decorreu da aposentadoria da juíza Ana Lúcia Moreira Álvares e sucessivas remoções.

Na solenidade de posse, que aconteceu no Gabinete da Presidência do TRT-5, a presidente Débora Machado ressaltou os méritos e a cultura da nova juíza titular, e destacou que a técnica jurídica, a obediência aos preceitos constitucionais e o respeito à sociedade devem norteá-la. Além da presidente, a magistratura foi representada no evento pelos desembargadores Alcino Felizola, vice-presidente do Tribunal; Marcos Gurgel, ouvidor; Eloína Machado e Ivana Magaldi; pelas juízas auxiliares da Presidência e da Corregedoria, Marília Sacramento e Angélica Ferreira, e juízes de 1º Grau.

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), Guilherme Ludwig, lembrou a participação da juíza Edlamar Cerqueira em sucessivas gestões da entidade, sempre ajudando a formar consensos nos momentos difíceis. Ele, que já foi titular em Bom Jesus da Lapa, entende que aquela jurisdição oferece condições para a prestação de bons serviços à sociedade. Falando pelo Ministério Público do Trabalho, o procurador Maurício Ferreira Brito cumprimentou a juíza empossada e elogiou a qualidade dos magistrados do Regional.

Juíza Edlamar Cerqueira assinando termo de posse

Os vice-presidentes da Seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), Christianne Gurgel; e da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat), Rodrigo Olivieri, também saudaram a empossada, sendo que Christianne Gurgel mencionou ainda as congratulações da presidente da Subseção da OAB de Bom Jesus da Lapa, advogada Sandra Dourado.

Encerrando a cerimônia, a juíza Edlamar Cerqueira agradeceu a todos, inclusive familiares, que contribuíram ao longo da sua trajetória, e citou a inspiração no juiz e professor Rodrigues Pinto para que ela abraçasse a magistratura. Ela recordou o seu tempo de atuação na advocacia como uma “escola” e disse que é hora de dar a sua contribuição maior, retribuindo o aprendizado que a própria Justiça do Trabalho lhe forneceu.

Currículo

Edlamar Souza Cerqueira formou-se em Direito em 1994 e especializou-se em Direito Constitucional do Trabalho em 2007. Em 5/5/2006 começou a carreira de magistrada no TRT-5, após aprovação em concurso público. Atuou como juíza substituta nas jurisdições de Cruz das Almas, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Jacobina, Brumado, Santo Amaro e Teixeira de Freitas. Em 8/10/2007 passou a auxiliar da 17ª Vara do Trabalho de Salvador, onde estava até a promoção a titular.

Secom TRT-5 (Franklin Carvalho) – 20/7/2022