Juíza Eloína Machado é empossada desembargadora do TRT5

A juíza Eloína Maria Barbosa Machado tomou posse como desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) nesta segunda-feira (27/12), em solenidade realizada de forma telepresencial. A magistrada foi indicada para o cargo pelo Pleno no dia 22 de novembro. O nome foi confirmado pelo presidente da República na última sexta-feira (24/12). A promoção obedece ao critério de merecimento, e a nova desembargadora ocupará a vaga aberta com a aposentadoria da desembargadora Ana Lúcia Bezerra Silva. Ela passará a integrar a 4ª Turma do Tribunal.

A presidente do TRT5, desembargadora Débora Machado, parabenizou a nova desembargadora: “É um momento de alegria, ela vem para somar com o Tribunal, pelo fato de conhecê-la, trata-se de uma grande profissional, comprometida e zelosa. O TRT5 te recebe de braços abertos, assim como o Gabinete da Presidência. É um reconhecido merecimento pelo seu valor”, ressaltou.

“Esse é um grande e importante momento. Ela sempre teve controle de todas as atividades de sua vara, além de comprometimento social com a sua jurisdição, com a materialização da fé em obra, que é uma das grandes virtudes do ser humano. É uma grande referência para todos os nossos associados”, afirmou o  presidente da Amatra5, juiz Guilherme Ludwig.

O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Luís Carneiro, afirmou que “o Tribunal e o sistema de Justiça baiano estão em festa com a sua chegada. O MPT cumprimenta o Tribunal por esse momento tão especial. Em mais de três décadas, já entregou muito à população e tem muito ainda a fazer, com grande estatura moral e técnica”.

Emocionada, a desembargadora Eloína Machado pontuou que pretende se guiar para celeridade e efetividade de suas decisões, além de continuar com seu engajamento social.“Chego ao Tribunal para somar e contribuir, com paz e união, dar o melhor de mim, ver o próximo de forma humanitária, como venho fazendo na minha atuação no 1º Grau. Estarei sempre disponível e atenta. Quero manifestar minha alegria e gratidão, agradecer aos colegas magistrados e servidores que me acompanharam nessa jornada por tanto tempo”.

Ela  lembrou da tragédia pela qual a sua jurisdição, o sul da Bahia, vem sofrendo nos últimos dias, com mais de 16 mil desabrigados e quase 430 mil pessoas impactadas pelas fortes chuvas. “Neste momento de tanta dor, peço para que todos ajudem e tenham um olhar humanitário. Quero que essas pessoas superem essa situação de desespero, para reconstruir suas casas e suas vidas” - lembrou, ao agradecer a campanha promovida pelo TRT5 e Amatra para arrecadar doações para os moradores da região.

Participaram também da posse os desembargadores Luíza Lomba (corregedora), Léa Nunes (vice-corregedora), Vânia Chaves, Tadeu Vieira e Rubem Nascimento; a desembargadora aposentada Ana Lúcia Bezerra Silva; magistrados, servidores e familiares.

 

HISTÓRICO - Eloína Maria Barbosa Machado ingressou na magistratura  em 15 de março de 1990 como juíza do Trabalho substituta no TRT5-BA. Em 23 de julho de 1993 foi promovida a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Itabuna, por critério de merecimento, tendo sido diretora do Fórum Desembargador Humberto Machado, em Itabuna, de 1993 a dezembro de 2020. Já substituiu na 2ª Instância por diversas vezes.

Formada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1988), Eloína Maria Barbosa Machado é pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2006).

A magistrada idealizou e liderou ações sociais importantes, como as campanhas Inverno Sem Frio e Natal Solidário para Todos, que há 29 anos vem sendo realizada para a arrecadação de alimentos e posterior distribuição a famílias carentes em diversos bairros de Itabuna. Tem título de cidadã itabunense; diploma “Mulher que faz a história de Itabuna” outorgada pela Câmara de Vereadores de Itabuna, além de diversas honrarias concedidas por aquele município, Polícia Federal, Polícia Militar, Assembleia Legislativa da Bahia e Santa Casa de Misericórdia. 

Secom TRT5 (Josemar Arlego) – 27/12/2021