Juíza Kátia Bitencourt toma posse como titular da 1ª Vara de Teixeira de Freitas

A presidente do TRT da Bahia, desembargadora Dalila Andrade, empossou, nesta quarta-feira (18/8), a juíza Kátia Virgínia Bitencourt de Oliveira no cargo de titular da 1ª Vara do Trabalho de Teixeira de Freitas, no Extremo-Sul baiano. Ela foi promovida pelo Tribunal Pleno atendendo ao critério de antiguidade, em decorrência da aposentadoria da juíza Heliana Maria Neves da Rocha Ribeiro, da 26ª Vara do Trabalho de Salvador, e sucessivas remoções. A cerimônia, acompanhada por magistrados, procuradores, advogados e familiares da empossada, ocorreu por meio de videoconferência e foi transmitida ao vivo pelo YouTube (veja a gravação).

Ao parabenizar a  juíza Kátia, a desembargadora Dalila destacou a experiência e qualidades que lhe são características. “A promoção é sempre muito importante na carreira de qualquer magistrado e, no caso de Vossa Excelência, este momento marca o progresso de 19 anos de experiência, oito deles em Jequié e 11 em Salvador, todos vividos com muita dedicação, competência, alegria e leveza pessoal”, afirmou. Já o corregedor regional, desembargador Alcino Felizola, parabenizou a magistrada pelos nove anos de casamento, também comemorados nesta quarta (18), e disse que ‘acredita que a magistrada muito acrescentará à jurisdição de Teixeira de Freitas’.

Em seu discurso, a juíza Kátia Virgínia Bitencourt agradeceu a todos os familiares e destacou pessoas que lhe inspiraram ao longo da carreira, como a desembargadora aposentada Maria da Conceição Martinelli, que considera exemplo de pessoa, mulher e magistrada. “Garanto a todos que farei o meu melhor, como sempre fiz em tudo na minha vida, para desempenhar esta nova função com muita dedicação em prol da  Justiça do Trabalho, da qual tenho muito orgulho de fazer parte. Seguirei honrando a magistratura com o propósito que sempre tive: de atuar com o olhar imparcial, sem abandonar os ideais de justiça”, disse.

CARREIRA - A juíza Kátia Virgínia Bitencourt de Oliveira graduou-se em Direito em 1988 e ingressou na magistratura do TRT5 no dia 22/8/2002. Atuou como juíza substituta à disposição da Presidência (de 22/8/2002 a 30/9/2002); na Vara de Jequié (de 1º/10/2002 a 19/9/2005) e novamente na Presidência (20/9/2005 a 7/10/2007). Foi juíza auxiliar nas Varas de Jequié (8/10/2007 a 28/3/2010) e na 12ª de Salvador (a partir de 29/3/2010), sendo esta última a sua lotação mais recente.

Além dos já citados, o evento contou com as presenças do desembargador Renato Simões; dos juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria, Firmo Leal Neto e André Neves, respectivamente; do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT/BA), Luís Carneiro Filho; do presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), juiz Guilherme Ludwig; do vice-presidente da subseção da OAB em Teixeira de Freitas, o advogado Osmundo Nogueira; do vice-presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat), o advogado Rodrigo Olivieri, além das servidoras Naia Vieira Jasmin e Ivana Gusmão, da Secretaria do Tribunal Pleno e Seção de Cerimonial da Presidência, respectivamente.

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 19/8/2021