Juíza da Vara de Jacobina faz palestra sobre participação de mulheres no mercado de trabalho

As barreiras enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho e as possíveis soluções para esse problema foram abordadas pela juíza Nadva da Cruz, titular da Vara do Trabalho de Jacobina, em palestra durante o IV Seminário "Mulher em foco: a igualdade de gênero e a participação das mulheres nos espaços de poder", na última sexta-feira (29/3). O evento (ver detalhes abaixo) foi  promovido pela Subseção de Jacobina da OAB, na sede da entidade, como forma de encerrar as comemorações pelo Mês da Mulher.

"Compreender quais as causas que ensejaram e ainda ensejam as desigualdades entre homens e mulheres é a melhor forma de enfrentar a questão e buscar soluções", afirmou a magistrada. Para ela é muito importante contar com espaços para debate acerca do tema "porque promove a reflexão e ajuda a entender as barreiras enfrentadas pelas mulheres para se desenvolver profissionalmente e construir sua carreira".

A juíza falou também da relação entre a causa feminina e o Direito do Trabalho. Na opinião dela, o ingresso da mulher no mercado foi um dos fatores que impulsionou o empoderamento feminino. Porém, apesar dos avanços, a sociedade ainda precisa discutir temas sensíveis ligados ao gênero feminino, como, por exemplo, porque as mulheres ainda recebem remuneração menor que os homens ou ainda têm que lidar com diversas formas de assédio no ambiente de trabalho.

SEMINÁRIO - O IV seminário "Mulher em foco" foi organizado pelas advogadas Manuela Abrantes, presidente da Comissão de Defesa da Mulher advogada, e Angra Lacerda, presidente da Comissão de Defesa da Mulher. Além da juíza Nadva da Cruz, o encontro teve como palestrantes a representante da Associação das Mulheres de Jacobina, Mariana Oliveira, e a médica endocrinologista Johane Leone, que tratou de temas ligados à saúde da mulher na modernidade. O evento foi também uma homenagem à advogada Marilda Sampaio, primeira e única mulher a assumir a Presidência da Subseção da OAB em Jacobina.

Secom TRT5-BA (Lázaro Britto) - 05/04/2019