Justiça do Trabalho atende população de Salvador durante Ação Global

A população baiana teve acesso aos principais serviços da Justiça do Trabalho durante o Ação Global, realizado no último sábado (27/5), na Praça Visconde Monte Alegre, no Largo do Retiro, em Salvador. Dentre os serviços oferecidos no stand do TRT5-BA em parceria com a Amatra5, magistrados e servidores prestaram esclarecimentos sobre Direito do Trabalho, informações sobre processos na Justiça, demonstrações do aplicativo para celulares JTe (desenvolvido pelo TRT5-BA), além de sensibilização para o combate ao trabalho infantil e para a prevenção de acidentes de trabalho.

''Estamos aqui servindo à sociedade, cumprindo um dos ditames constitucionais, que é garantir o acesso da população aos serviços da Justiça. É o TRT5-BA atuando para o fortalecimento da cidadania e consolidação da democracia. Nosso objetivo é interagir com todos os segmentos sociais”, avalia a presidente, desembargadora Maria Adna Aguiar.

A presidente da Amatra5, juíza Angélica Ferreira, destacou também a importância dessa iniciativa para aproximar o juiz da comunidade. ''É importante sair do gabinete e realizar esse tipo de ação, que leva informação ao cidadão para que ele conheça seus direitos e evite a precarização do trabalho', afirmou. Já as juíza Rosemeire Fernandes, Clarissa Magaldi e Gerúzia Amorim participaram da orientação ao cidadão e da distribuição de 1600 cartilhas sobre os direitos dos trabalhadores e 700 flyers contendo 10 razões pelas quais a criança não deve trabalhar. ''Somos muito procurados sobre situações de violação de direitos e também sobre o andamento de processos na Justiça do Trabalho'', disse a magistrada Rosemeire.

Segundo Sandro Micucci Santos, da Coordenadoria de Projetos Especiais, foram realizados mais de 50 atendimentos referentes a ações trabalhistas. Participaram, ainda, os servidores Carlos Alberto Rocha Araújo, Isabel Adriana do Carmo, Maria Valéria Penfold Muniz, Telma Mônica Pamponet (NIAP); e Carlo Sandro da Costa Souza (Setic).

Secom TRT5 (Josemar Arlego) - 29/5/2017