Leandro Karnal participa do 5º Encontro da Magistratura do TRT5

 

 

 

 

''Mais do que uma crise política e econômica, vivemos uma crise moral e ética. Entretanto, elas são passageiras, pontes estreitas entre dois pontos, que exigem equilíbrio redobrado para atravessá-las'', afirmou o historiador e professor da Unicamp, Leandro Karnal, em palestra ministrada na tarde desta segunda-feira (1º/8). A palestra fez parte da programação do 5º Encontro Institucional da Magistratura Trabalhista da 5ª Região.

 

Citando o sociólogo Zygmunt Bauman, falou sobre o conceito de modernidade líquida onde, ante a grande quantidade e dinamismo de informações, é preciso driblar a distração e a vaidade, desenvolver o senso crítico e investir em atualização e aprofundamento constantes. Segundo ele, o gerenciamento de crises requer estratégia, sendo preciso sair da zona de conforto e buscar novas soluções para o futuro.

 

Afirmou, ainda, que a vida ética é válida e o conhecimento não deve ser instrumento de opressão, mas elemento de autoconhecimento a serviço próprio e dos outros. ''Vale a pena ter uma vida significativa e fazer o que é certo. Saber pesar as coisas, sair do fluxo do ódio e buscar o equilíbrio entre coerção e consenso, entre o velho e o novo. É preciso ser um técnico humano'', finalizou.

 

A programação do V Encontro, que acontece até a próxima sexta-feira (5/8), no Hotel Fiesta, engloba palestras, oficinas, mesas redondas, exibição de filmes e debates, dentre outras atividades relacionadas ao Direito.

 

O historiador Leandro Karnal e o diretor da Escola Judicial, desembargador Norberto Frerichs

 

 

Secom TRT5 - 02/08/2016