Magistrados debatem prestação jurisdicional no 8º Encontro Institucional do TRT5

Mais de 150 magistrados lotaram o auditório do Pleno, nesta segunda-feira (8/4), para participarem da cerimônia de abertura do 8º Encontro Institucional da Magistratura Trabalhista da 5ª Região. O evento, que segue até a próxima sexta-feira (12/4) com palestras, debates, painéis e oficinas, é uma oportunidade de enfocar questões relevantes para a prestação jurisdicional e a troca de experiências profissionais. O evento é promovido pela Escola Judicial (Ejud), e a abertura contou com a presença das desembargadoras Maria de Lourdes Linhares e Margareth Costa, respectivamente presidente do TRT5 e diretora da Ejud.

Após a execução do Hino Nacional e a apresentação da banda Neojibá, a presidente saudou os presentes, em especial a direção e a equipe da Ejud, ressaltando o alto nível da programação. “Além da riqueza acadêmica, o Encontro nos proporciona uma semana de intensa troca de ideias entre os magistrados”, comentou a desembargadora. E concluiu: “a criteriosa programação traz questões prementes para o nosso contexto, como segurança e saúde ocupacional, o trabalho da mulher, a questão de gênero, impactos da tecnologia, invisibilidade social e o futuro da Justiça do Trabalho".

Já a diretora da Ejud salientou que “tentaram trazer temas que pudessem permitir aos magistrados usufruírem da melhor maneira possível o evento”. A desembargadora também destacou que “tiveram o cuidado de tocar em pontos sensíveis, privilegiando os juízes como seres humanos”. Também compuseram a mesa de abertura a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5), juíza Angélica Ferreira; o coordenador acadêmico da Ejud, Danilo Gaspar; e o presidente da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat), Ivan Isaac.

Ainda na abertura, que contou com a presença das desembargadoras Débora Machado e Dalia Andrade, vice-presidente e corregedora do TRT5, um vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação apresentou um resumo das principais iniciativas e das realizações da atual gestão. Após, foram homenageados alguns advogados trabalhistas atuantes no Tribunal baiano: Joaquim Arthur Pedreira Franco de Castro, José Manoel Bloise Falcon, Mário César da Silva Lima, Marlete Carvalho Sampaio, Patrícia de Menezes Brandão e Renata Sampaio Sune Schaeppi.

O Encontro vai discutir uma extensa pauta relacionada ao Direito Trabalhista (veja a programação completa), e terá a participação de especialistas experientes na academia e na magistratura. A Administração do Regional colocará em evidência no evento pontos estruturais que são um desafio a todo o Judiciário Trabalhista, inclusive a perspectiva de cortes no orçamento.


Secom TRT5 (Renata Carvalho) – 8/4/2019