Ministro do TST Luiz Philippe de Mello Filho enfoca desafios da democracia

Justiça do Trabalho e Democracia”. Este foi o tema da Aula Magna proferida pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Luiz Philippe Vieira de Mello Filho para marcar a abertura oficial do ano letivo da Escola Judicial do TRT da Bahia (Ejud-TRT5). O evento, realizado nesta sexta-feira (7/2) no auditório do Tribunal Pleno, em Nazaré, contou com a participação da presidente do Tribunal, desembargadora Dalila Andrade, e do vice-presidente e diretor da Escola Judicial (Ejud5), desembargador Jéferson Muricy, além de outros magistrados, servidores, advogados e público em geral.

Em sua apresentação, o ministro, que tomará posse como vice-presidente do TST no dia 19 de fevereiro, abordou, dentre outros aspectos, os problemas econômicos e seus reflexos nos direitos sociais, como o trabalho informal. 

A presidente do Tribunal destacou a relevância da pauta: "É um tema muito atual e pertinente". Já o diretor da Ejud5 frisou que o assunto não poderia ser mais adequado. “Como juízes do Trabalho precisamos refletir uma maneira de contribuir para melhorar o cenário do nosso país”, finalizou. 

A mesa solene também foi composta pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA) Luís Carneiro e pelos representantes da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª RegiãoBA (Amatra5), juiz Guilherme Ludwig; e da Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat), advogado Gustavo Mazzei.

REUNIÃO Antes do evento, o magistrado se encontrou com os desembargadores do TRT5 na Presidência do Tribunal e discutiu temas de interesse institucional. 

Secom TRT5 (Renata Carvalho) – 7/2/2020