Ministro Vieira de Mello Filho e desembargadora Margareth Costa tomam posse na Enamat


 

O Pleno do Tribunal Superior do Trabalho, em sessão extraordinária nesta quarta-feira (28/2), elegeu e deu posse à nova direção da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) para o biênio 2018/2020. Os eleitos foram os ministros Vieira de Mello Filho para diretor e Augusto César Leite de Carvalho para vice-diretor.

Foram eleitos e também tomaram posse como membros do Conselho Consultivo da Enamat, representando o TST, os ministros Walmir Oliveira da Costa, Kátia Magalhães Arruda e José Roberto Freire Pimenta. Para representar a segunda instância, foram eleitos os desembargadores Margareth Rodrigues Costa, do TRT da 5ª Região (BA), e Manoel Carlos Toledo Filho, do TRT da 15ª Região (Campinas/SP). Para representar a primeira instância, foi eleito o juiz Homero Batista, da 2ª Região (SP).

O presidente do TST, ministro Brito Pereira, assegurou todo o apoio da Administração do Tribunal à nova direção da Enamat. “A Escola é nossa, da magistratura do trabalho, e sei que, com a experiência dos novos diretores, ela seguirá o seu caminho”, afirmou.

GESTÃO COMPARTILHADA - Ao definir o que representa dirigir a Enamat, o ministro Vieira de Mello Filho destacou “a possibilidade de trazer ao universo jurídico novas ideias” e o propósito de “contribuir para que os juízes que iniciam a carreira, ou que já estão na carreira, tenham melhores oportunidades, melhores ferramentas e melhores instrumentos para exercer a jurisdição em prol da sociedade brasileira”.

O novo diretor enfatizou a intenção de realizar uma administração “compartilhada, democrática, impessoal e absolutamente transparente, em harmonia com a direção do TST”. Tanto ele quanto o ministro Brito Pereira homenagearam a ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, que encerra seu período na direção da escola, e reconheceram seu eficiente trabalho, sobretudo na organização do 1º Concurso Público Nacional para Ingresso na Magistratura Trabalhista.

OUVIDORIA - Para a Ouvidoria do TST foram eleitos os ministros Cláudio Mascarenhas Brandão (ouvidor) e Breno Medeiros (ouvidor substituto), que responderão também pela Ouvidoria do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Fonte: TST (Lourdes Tavares/CF), com edições da Secom TRT5 – 1º/3/2018