Nova presidente da Amatra5 vai lutar pela valorização da Justiça do Trabalho




Conduzir os destinos da Amatra5 com lisura e determinação, além de lutar pelas prerrogativas do juiz do Trabalho e pela valorização da Justiça. Esses foram alguns compromissos assumidos pela nova presidente da Associação (biênio 2017/2019), juíza Angélica Ferreira, que tomou posse, junto com a nova diretoria, na última sexta-feira (5/5), em cerimônia realizada no Hotel Sheraton.

A presidente do TRT5, desembargadora Maria Adna Aguiar, parabenizou as duas diretorias e ressaltou que a Amatra5 é uma das associações mais combativas do Brasil. “Vamos caminhar sempre em direção ao futuro”, ressaltou.Já o presidente da Anamatra, Germano Siqueira, afirmou que o Direito do Trabalho nunca foi tão ameaçado e citou os projetos de reforma trabalhista e de abuso de autoridade em tramitação no Congresso. “Vivemos uma época de completa revisão dos princípios do próprio Direito do Trabalho”.
 

A solenidade marcou também os 40 anos da entidade, com uma série de homenagens aos ex-presidentes e fundadores, além de uma palestra proferida pelo presidente do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), desembargador James Magno Araújo Farias, sobre “Direitos Sociais no Brasil. O Trabalho como Valor Constitucional”.

Ainda durante o discurso de posse, a nova presidente elogiou o trabalho desenvolvido pela gestão anterior, assim como agradeceu a confiança dos colegas que elegeram a chapa União e Ação. Ressaltou também o momento delicado que atravessa a Justiça do Trabalho, conclamando os magistrados a se unirem em torno da associação.

O evento foi aberto pela presidente que estava deixando o cargo, juíza Rosemeire Fernandes. Ela começou elogiando o trabalho dos fundadores, “um grupo de magistrados que há quatro décadas ousou desafiar as expectativas de que lugar de juiz era apenas em seus gabinetes e salas de audiências”.

Depois foi a vez da conferência magna do desembargador James Magno Araújo Farias, que abordou vários aspectos ligados ao Direito do Trabalho contemporâneo. Começou falando das redes sociais como formadoras de opinião e ressaltou que elas podem destruir reputações. Disse ainda que primeiro tentaram enfraquecer a Justiça do Trabalho diminuindo o seu orçamento e agora com a tese da supremacia do negociado sobre o legislado. “Tudo isso porque somos uma Justiça eficiente e célere, a primeira totalmente eletrônica”, disse o desembargador.

 

Nova Diretoria

Presidente: Angélica de Mello Ferreira

Vice-Presidente: Lea Maria Ribeiro Vieira de Oliveira

Diretora Secretária: Soraya Gesteira de Azevedo Lima Marques

Diretor Tesoureiro: Marcos Oliveira Gurgel

Diretor Cultural: Guilherme Guimarães Ludwig

Diretora Social, de Esporte e Lazer: Edlamar Souza Cerqueira

Diretora de Prerrogativas: Cecilia Pontes Barreto Magalhães

Diretor de Comunicação: André Oliveira Neves

Diretora de Aposentados e Pensionistas: Gerúzia Martins de Amorim

Diretora de Cidadania e Direitos Humanos: Silvia Isabelle Ribeiro Teixeira do Vale

Diretor da Ematra5: Luciano Berenstein de Azevedo

 

Conselho Fiscal

Titulares:

Valtércio Ronaldo de Oliveira

Ana Paola Santos Machado Diniz

Agenor Calazans da Silva Filho

Suplentes:

Ana Lúcia Bezerra Silva

Nívea Maria Luz da Silva Torres

Cláudia Uzeda Doval

 

Conselho de Ética

Titulares

Débora Maria Lima Machado

Luiz Augusto Medrado Sampaio

Débora Moraes Rego de Castro

Suplentes:

Jeferson Alves Silva Muricy

Mirella Mendes Grassi Muniz

Adriana Manta da Silva


Secom TRT5 (com informações da Amatra5) - 11/5/2017