Nova rede de dados corporativa garante plena funcionalidade do PJe no TRT5

 

 

foto: Secom TRT5

O trabalho de cabeamento da nova rede durou três meses

 

Neste começo do ano, o Fórum do Tribunal Regional do Trabalho no bairro do Comércio, em Salvador, conta com uma nova rede de dados corporativa que promete alinhar velocidade com disponibilidade de acesso nos diversos sistemas utilizados pelo Tribunal, garantindo a plena funcionalidade do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A implantação foi um compromisso da gestão da desembargadora Maria Adna Aguiar, que conseguiu sensibilizar o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Ives Gandra Filho, que compreendeu as necessidades do Regional baiano e liberou recursos descentralizados para o projeto.

 

''A nova rede corporativa trará muitos benefícios, como maior estabilidade e melhor desempenho no acesso a sistemas e recursos informatizados, o que facilitará a execução das atividades dos magistrados e servidores, resultando numa maior agilidade e eficiência da prestação jurisdicional'', enfatiza a presidente.

 

Segundo o juiz auxiliar da Presidência Firmo Leal Neto a nova rede vai refletir, por exemplo, no Sistema de Acompanhamento e Movimentação Processual (Samp), utilizado para os processos físicos, pois minimiza a indisponibilidade e melhora a qualidade dos serviços, garante o magistrado, que integra o Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRT5-BA.

 

Para garantir a fluidez e estabilidade do serviço, a diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), Érica Rossiter, explica que o TRT adotou um modelo híbrido, com rede primária cabeada para estações e impressoras, e rede secundária sem fio, para acesso wireless de dispositivos móveis, por exemplo. O novo modelo difere do que era anteriormente usado no Fórum do Comércio, em que as estações e impressoras acessavam a rede através de tecnologia sem fio, que, apesar de ser flexível e de fácil instalação, oferecia um serviço de qualidade inferior se comparada à das redes cabeadas.

 

LANÇAMENTO - O lançamento da nova rede de dados corporativa será realizado no dia 30 de janeiro, às 10 horas, no Fórum do Comércio, com as presenças dos juízes auxiliares da Presidência do TST/CSJT Maximiliano Pereira de Carvalho e Fabiano Coelho de Souza, além da secretária-geral do CSJT, Marcia Lovane Sott. Na ocasião, a presidente do TRT5 vai anunciar que estará voltada agora para a expansão da rede de dados corporativa para a Sede Administrativa e para Fórum Ministro Coqueijo Costa, em Nazaré, para os quais já foram elaborados os projetos técnicos executivos.

 

Secom TRT5 (Lázaro Britto / Josemar Arlego) - 24/1/2017