Novo assinador do PJe será disponibilizado nesta sexta (8/9)

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic) do TRT5-BA informa aos usuários do sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) que nesta sexta feira (8/9), a partir das 12 horas, estará disponível um novo sistema de assinatura digital: Shodõ.

A instalação do novo assinador deverá ser realizada por cada usuário conforme manual disponível através do link: https://portalpje.trt5.jus.br/node/35192.

Depois que os fabricantes dos principais navegadores de internet (Google, Mozilla, Microsoft) anunciaram que não dariam mais suporte ao plugin do Java, várias soluções foram tomadas para substituição dessa ferramenta, com o PJe não foi diferente e foi adotado um novo sistema, o Shodõ.

As novas versões do sistema PJe já contam com o Shodõ para a utilização da assinatura digital, mas ainda é possível utilizar o Java Applet (assinador tradicional). Na tela de login do PJe, o usuário poderá escolher o assinador que deseja utilizar, porém a partir da versão 1.16 do PJe o assinador tradicional será desativado.

Secom - 5/9/2017