Plataforma Wiki, que descreve o fluxo do processo no 1º Grau, é lançada oficialmente no TRT5

Os servidores que atuam nas unidades do 1º Grau TRT5 já podem utilizar nas suas rotinas a plataforma Wiki – Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos de 1ª Instância, que reúne no mesmo local (fluxonacional.jt.jus.br) informações sobre procedimentos levantadas em todos os 23 TRT's. Esta ferramenta foi apresentada a desembargadores, juízes e servidores do 1º Grau na manhã desta segunda-feira (17/12) no Pleno do Regional baiano. Estiveram presentes, entre outros magistrados, a vice-presidente e a corregedora do TRT5, desembargadoras Débora Machado e Dalila Andrade.

Detalhes do funcionamento da Wiki foram esclarecidos por uma comitiva do TRT da 15ª Região composta pela juíza Lúcia Zimmerman, auxiliar da Corregedoria, pelo secretário da Corregedoria, Wlademir Nei Suato e pelo servidor Adilson Sérgio Bertoldo Júnior, gerente técnico do Projeto.

“Quando eu assumi a Corregedoria, no final de 2017, pensei imediatamente em revisar o manual de procedimentos de rotinas das Varas, mas logo tomei conhecimento do projeto Wiki, que tem uma proposta tão ampla. Nosso Tribunal aderiu e se tornou patrocinador da ideia” explicou a Desembargadora Dalila Andrade. O TRT5 participou de todas as etapas de desenvolvimento da plataforma, que foi apresentada nacionalmente em junho, durante a reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) em Aracaju (SE).

Na exposição desta manhã foi ratificada a importância da Wiki na capacitação e na reciclagem de quem que atua nas Varas. Todos os magistrados e servidores do Judiciário Trabalhista já estão cadastrados na plataforma, podendo consultá-la. Outro aspecto destacado foi o caráter democrático e colaborativo, pois a Wiki recebe sugestões de quem atua na ponta, além de estar em permanente atualização, sempre com a ciência da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. A plataforma tem ainda a flexibilidade para abranger os diversos entendimentos disciplinados pelos magistrados da 1ª Instância, sem “engessar” a atividade jurisdicional.

A Wiki se baseia numa cultura de colaboração e usa slogans como “O que você faz de melhor vai conquistar o Brasil” e “A boa experiência de todos”. Ela pode ser consultada em desktops, notebooks, tablets e celulares e tem uma interface que facilita a navegação. O seu conteúdo está organizado em três fases: conhecimento, liquidação e execução. Segundo a juíza Lúcia Zimmerman, a sua consolidação no cotidiano é uma tarefa que deve ser assumida coletivamente por magistrados, diretores e servidores, para o bem de todos.

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 18/12/2018