Pleno do TRT5 indica juiz Rubem Dias do Nascimento Junior para vaga de desembargador

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região aprovou em sessão nesta segunda (3/2) a indicação do juiz Rubem Dias do Nascimento Junior para promoção ao cargo de desembargador da Corte. A indicação deverá ser submetida à confirmação da Presidência da República. A promoção neste caso obedece ao critério de antiguidade, com vistas à ocupação da vaga aberta com a aposentadoria da desembargadora Nélia Neves.

Ao parabenizar o indicado, a presidente do Tribunal, desembargadora Dalila Andrade, destacou os mais de 30 anos de atuação do magistrado. “O 2º Grau tem muito a ganhar com a chegada de vossa excelência, e eu particularmente me sinto muito feliz e orgulhosa com o fato da sua promoção coincidir com minha estada na Presidência. Seja bem-vindo!”, afirmou.

Os desembargadores Luíza Lomba, Vânia Chaves, Margareth Costa, Débora Machado, Suzana Inácio, Luis Roberto Matos, Ana Paola Diniz, Ivana Magaldi e Renato Simões, nesta ordem, também fizeram uso da palavra e destacaram, entre outros fatos, as qualidades que permitiram ao magistrado chegar ao Tribunal.

“Estou muito feliz e honrado com esta conquista”, afirmou o juiz Rubem Dias ao comentar a sua indicação. “A aparente demora para a minha promoção foi necessária para eu chegar aonde cheguei e aqui estou para somar”, sublinhou, após fazer um breve relato de sua trajetória no TRT baiano.

TRAJETÓRIA - O juiz Rubem Dias é graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1980), e pós-graduado pela mesma instituição (2010), com especialização em Direito Constitucional do Trabalho. É tutor em Ensino à Distância (EaD) pela Escola Nacional da Magistratura Trabalhista (Enamat) e coordenador em EaD pelo CNJ. Iniciou a carreira de magistrado do Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região, em 1989, sendo sucessivamente titular das Varas do Trabalho de Ipiaú, 2ª de Alagoinhas, 6ª e 27ª de Salvador. Atualmente atua como juiz convocado ao 2º Grau.

Foi também juiz formador da Enamat e da Escola Judicial do TRT da 5ª Região; e juiz auxiliar da Presidência do Tribunal (2011-2013). Atuou como membro do Conselho de Representantes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho - Anamatra (2001-2003) e da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB (2001-2003); e diretor da Anamatra (2003-2005). Na Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região - Amatra 5 foi vice-presidente (1999-2001), presidente da (2001-2003) e diretor de Assuntos Legislativos (2011-2013).

Secom TRT5-BA (Texto: Lázaro Britto/Foto: Renata Carvalho) – 3/2/2020