Portal do TRT5 tem nova aba de “Jurisprudência”, com conteúdo atualizado e mais acessível


A aba “Jurisprudência”, no portal do TRT5 (www.trt5.jus.br) foi totalmente reformulada para facilitar o acesso do público às informações prioritárias, reorganizando a forma de apresentação, fornecendo novos conteúdos e mesmo excluindo informações obsoletas. A iniciativa da mudança foi do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep), cuja juíza auxiliar, Andréa Presas, entendeu ser necessário atualizar o site de acordo com as mais recentes mudanças da legislação (Código de Processo Civil e outras normas).

Ao clicar na aba  “Jurisprudência” no topo do portal, o usuário pode escolher “Pesquisa Jurisprudencial” (https://www.trt5.jus.br/jurisprudencia), que abre uma página com um mecanismo de busca por processo ou tipo de jurisprudência no TRT5; “Precedentes e Repetitivos – Nugep” (https://www.trt5.jus.br/precedentes-repetitivos-nugep), com Temas e Precedentes do TRT5, do TST, do STJ e do STF, tudo bastante detalhado, além de links para notícias e dados da composição do Nugep, suas atribuições e composição. O último link da aba é “Publicações” (https://www.trt5.jus.br/publicacoes), onde o leitor pode encontrar a Revista Eletrônica do TRT5 e os informativos Nugep.

Segundo a juíza Andréa Presas, outras mudanças continuarão a ser estudadas pelo Nugep para melhorar o acesso de magistrados, servidores, advogados e pesquisadores em geral, inclusive acadêmicos, à produção jurídica do TRT5 e do Judiciário como um todo. “A jurisprudência é essencial para o trabalho cotidiano dos operadores do Direito, para a própria Justiça, O Nugep do TRT da 5ª Região foi criado há aproximadamente dois anos, por meio da Resolução Administrativa 304, de 31 de agosto de 2018, e vem acumulando conhecimento. Ele já possui mecanismos e servidores capacitados para triar as informações mais importantes, e o público também pode colaborar com sugestões por meio de nossos contatos, que estão lá no portal”, explica a magistrada.

Além da juíza auxiliar do Nugep e dos servidores do Núcleo Marcos Reis Silva e Milton dos Santos Jones Neto, participaram da criação da nova aba a diretora e o servidor da Secretaria do Tribunal Pleno, Naia Vieira Jasmin e Tharles Pires Pinho. As secretarias de Comunicação e de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT5 encarregaram-se da execução do projeto.

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 2/7/2020