Posse solene da desembargadora Ana Paola Diniz é marcada por emoção e reconhecimento do mérito

A sessão solene de ratificação da posse da magistrada Ana Paola Santos Machado Diniz como desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA), nesta segunda-feira (23/9), no Pleno do TRT5-BA, foi marcada pela emoção da juíza, dos colegas, dos advogados, dos familiares e dos servidores presentes, bem como por discursos que reconheceram o seu mérito. A magistrada, que vinha atuando como titular da 34ª Vara do Trabalho de Salvador, tomou posse oficialmente no 2º Grau no dia 20 de agosto e passou a ocupar a vaga que era do desembargador Paulo de Oliveira Sá, falecido em março, integrando a 2ª Turma do Tribunal Trabalhista baiano. A promoção ocorreu pelo critério de merecimento.

Na cerimônia desta segunda, a presidente do Tribunal, desembargadora Maria de Lourdes Linhares, deu as boas vindas à nova desembargadora e destacou que o zelo e a dedicação ao ofício de julgar sempre foram destaque na vida profissional da magistrada. "Além dos conhecimentos necessários a todo julgador, ela reúne também características das mais nobres: sensibilidade, simplicidade, cordialidade e alteridade", concluiu a presidente.

Comovida, a desembargadora Ana Paola agradeceu a todos e ressaltou sua felicidade pela promoção, resumindo sua impressão após 27 anos de magistratura: "O sentimento de ser esse TRT minha casa está substancialmente ligado ao caminhar com o outro. E aqui neste Tribunal caminhamos juntos por muito tempo, porque seguimos uma carreira que, não obstante as dificuldades crescentes e as ameaças latentes, ainda nos permite cultivar um sentimento de pertencimento e de que é possível seguir construindo juntos". 

A magistrada também salientou que esta Casa da Justiça tem no Trabalho seu sentido único, a razão da sua existência. "Vivemos tempos difíceis e, em tempos difíceis, somos desafiados a pensar, a arregaçar as mangas, a reavivar os valores, porque são os valores que estruturam quem somos e qual o nosso papel social", comentou a desembargadora. Ela disse que está preparada para o novo desafio e se coloca a disposição para o bem da Justiça. Finalizou o discurso com uma frase de Marcel Proust: "A esperança é um ato de fé, o a percamos jamais".

SOLENIDADEOs desembargadores do TRT5 Valtércio Ronaldo de Oliveira e Yara Ribeiro Dias Trindade conduziram a nova desembargadora ao Plenário, e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Mascarenhas Brandão realizou a entrega da Comenda Coqueijo Costa e do Diploma correspondente, no grau Grã Cruz. Representando os magistrados do Colegiado, a desembargadora Luíza Lomba saudou a empossada com um discurso que lembrou sua trajetória.

A mesa alta foi composta, além do ministro Cláudio Mascarenhas Brandão e da presidente do Regional baiano, pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Luís Carneiro Filho, pelo procurador-chefe da união no Estado da Bahia, Reinaldo de Souza Couto Filho, pelo procurador-chefe da Procuradoria Judicial do Estado, Ruy Sérgio Deiró, pela presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5a Região, Cecília Pontes Barreto, e pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Bahia, Fabrício de Castro Oliveira Magalhães

TRAJETÓRIA – Natural de Itabuna, no sul da Bahia, a magistrada iniciou sua carreira no Tribunal em 1992 como juíza do Trabalho substituta. No ano de 1993 foi promovida a juíza titular da Vara do Trabalho de Guanambi, tendo passado posteriormente pelas varas de Teixeira de Freitas, Ipiaú, 1ª e 3ª de Itabuna. Sua última lotação foi a 34ª Vara do Trabalho de Salvador, tendo sido também convocada para atuar na 2ª Instância do Tribunal desde 2017.

Formada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1990), Ana Paola Diniz é mestra em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e em Estudios em Derechos Sociales para Magistrados (Estudos de Direitos Sociais para Magistrados) pela Universidade de Castilla-La Mancha (2006). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e autora de diversos trabalhos científicos na área jurídico-laboral e civilista, destacando-se o "Saúde no Trabalho, prevenção, dano e reparação", publicado pela Editora Ltr.

Secom TRT5-BA (Renata Carvalho) - 24/9/2019