Posse solene da desembargadora Eloína Machado, no dia 30, será transmitida ao vivo


Acontecerá no dia 30/5, às 17h, a posse solene da desembargadora Eloína Machado no cargo de desembargadora do  Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5).O evento se dará em sessão presencial do Pleno do Tribunal, na sala de sessões na sede do Tribunal, em Nazaré, e será transmitido pelo canal oficial do TRT-5 no Youtube.

A desembargadora teve o seu nome aprovado na lista tríplice para a promoção, pelo critério de merecimento, em novembro de 2021. Ela figurou por três vezes consecutivas na lista por merecimento, o que lhe garantia a promoção ao cargo. Em dezembro de 2021 ocorreu a posse da magistrada no cargo de desembargadora do TRT-5, em solenidade telepresencial.


Eloína Maria Barbosa Machado:

Ingressou na magistratura em 15 de março de 1990 como juíza do Trabalho substituta no TRT5-BA. Em 1993 foi promovida a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Itabuna, por critério de merecimento, tendo sido diretora do Fórum Desembargador Humberto Machado de 1993 a dezembro de 2020. Antes de se tornar desembargadora, a magistrada foi convocada para substituir na 2ª Instância por diversas vezes. E atualmente integra a 4ª Turma do Tribunal.

Ela é formada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1988), e pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2006). A magistrada idealizou e liderou ações sociais importantes, como as campanhas Inverno Sem Frio e Natal Solidário para Todos. Foi reconhecida com o título de cidadã itabunense; com o diploma “Mulher que faz a história de Itabuna” outorgada pela Câmara de Vereadores de Itabuna, além de diversas honrarias concedidas pelo município, Polícia Federal, Polícia Militar, Assembleia Legislativa da Bahia e Santa Casa de Misericórdia.

Secom TRT-5 (Fabricio Ferrarez) – 17/5/2022 - republicado 29/5/2022