Prédios do TRT5 em Salvador têm iluminação azul para celebrar o Dia Mundial do Autismo

O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) celebra o Dia Mundial do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, iluminando o Fórum Ministro Carlos Coqueijo Costa, em Nazaré, e o Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no Comércio, com luz azul, cor que simboliza a causa.

A data, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), busca a conscientização sobre o autismo, suas formas de manifestação e como a sociedade pode colaborar nas demandas dos autistas. Segundo especialistas, o autismo atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como elas se comunicam e interagem.

Diferente do que muitas pessoas pensam, o autismo não é uma doença, mas sim um distúrbio de desenvolvimento que surge geralmente nos três primeiros anos de vida. Esse distúrbio permanece por toda a vida e o perfil dos autistas inclui a introspecção e falta de relacionamento com o próprio mundo, dificuldade no domínio da linguagem e comportamento restritivo e repetitivo.

Estudos internacionais mostram que até oito em cada dez autistas são excluídos do mercado de trabalho, a um custo altíssimo para a sociedade. Segundo um especialista, 'eles têm boa memória, uma mente muito bem estruturada, paixão por detalhes, são bons para encontrar erros e têm perseverança para realizar atividades repetitivas'.

ESCOLA CLÍNICA EVOLUÇÃO - Na Bahia, uma das principais instituições de suporte às famílias de autistas é a Escola Clínica Evolução, localizada na Rua Alberto Fiúza, 500, Imbuí, Salvador. Além de dar apoio psicológico e preparar jovens para o relacionamento com o mundo, a instituição agrega as famílias dos alunos carentes, que trocam experiências e aprendem a lidar com as dificuldades de inserção. A escola foi fundada há 23 anos por pais e amigos de autistas que participam da direção da entidade, ocupando-se das finanças, da administração, da supervisão de pessoal e de outras responsabilidades. Cerca de 40% deles investe do próprio bolso, com muito esforço, na estrutura da clínica, mas a maioria não tem como contribuir.

Cerca de 102 alunos são atendidos ali permanentemente, inclusive fazendo lanches e refeições. O trabalho é desenvolvido por uma equipe de 38 profissionais, contando com professores, fisioterapeutas, psicólogos e administradores. O atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

Doações podem ser feitas na conta 4.464-4, agência 3460-6, do Banco do Brasil. Outra forma de ajudar é pelo programa Nota Premiada Bahia, do Governo do Estado (https://www.nbp.sefaz.ba.gov.br/sistemas/nbpp/inicio). O site da escola é http://evolucaoescolaclinic.wixsite.com, o telefone, 3231-1502, e o e-mails são evolucaoescolaclinica@gmail.com e eescolaclinica@hotmail.com.

Secom TRT5 - 2/4/2018