Prêmio MPT na Escola reforça importância da educação para as crianças

A presidente do TRT5-BA, desembargadora Débora Machado, participou, na tarde desta terça-feira (7/12) da solenidade virtual de entrega do prêmio nacional do Ministério Público do Trabalho para estudantes, o MPT na Escola 2021. Segundo a magistrada, a iniciativa, que coloca em pauta, nas escolas, o combate ao trabalho infantil e a importância da educação, ratifica valores que o Tribunal também defende em torno da proteção à infância e à adolescência.

O Prêmio contemplou os melhores trabalhos nas categorias conto, música, desenho e poesia, subdivididas em grupo 1, voltado a alunas e alunos do 4° e 5º do ensino fundamental; e grupo 2, destinado a estudantes do 6º e 7º ano ensino fundamental. De acordo com os organizadores, participaram desta edição 5 mil escolas localizadas em cerca de 300 municípios.

Para o procurador-geral do Trabalho (PGT), José de Lima Ramos Pereira, o Prêmio MPT na Escola é um dos projetos mais importantes da instituição. “É um projeto de promoção da cidadania que mostra a adolescentes a vastidão de seus direitos. O trabalho infantil é uma grave violação de direitos e que tira vidas, deixa sequelas, retira esperança de nossas crianças e adolescentes. A gente precisa saber que temos tempo para tudo, para estudar, para brincar e para trabalhar”, disse.

Já o ministro Alberto Balazeiro, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), destacou a capilaridade e envergadura do projeto e enfatizou que a iniciativa premia ações efetivas de combate ao trabalho infantil. “Fiquei impressionado com as apresentações e a qualidade dos trabalhos bem como o envolvimento dos alunos e professores no combate a essa chaga que é o trabalho infantil”, afirmou.

Além da presença virtual de estudantes, o anúncio da classificação final contou com a torcida de educadoras e educadores que auxiliaram as crianças e adolescentes na elaboração dos trabalhos. Na ocasião, os estudantes apresentaram ao vivo os contos e poesias finalistas e houve exibição dos desenhos e clipes das músicas premiadas.

Da Bahia, sagraram-se vencedores, dentre alunas e alunos do 4° e 5º do ensino fundamental, os estudantes João Rafael Silva Almeida Leal da Anunciação (3º lugar em Conto) e Felipe Wendel Leão Santos (2º lugar em Poesia). Dentre alunas e alunos do 6° e 7º do ensino fundamental, Arthur Leôncio Lola e Daniel Leôncio Lola (3º lugar em Música).

Secom TRT5 (Franklin Carvalho, com informações do MPT) – 9/12/2021