Presidente do TRT-5 é agraciada com comenda de Grande Oficial pelo TST

Presidente no momento da aposição da comenda

A desembargadora Débora Machado, presidente do TRT-5, com a vice-presidente do TST, ministra Dora Maria da Costa, no momento da outorga

A presidente do Tribunal do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) e conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), desembargadora Débora Machado, foi  homenageada, na última quinta-feira (11/8), com a comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT) de 2022 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), no grau Grande Oficial. A honraria é concedida desde a década de 1970 a instituições e personalidades que se destacam no exercício de suas profissões ou pelos serviços prestados à sociedade e à Justiça do Trabalho. Confira a cerimônia no canal do TST no YouTube.

Este ano foram agraciadas 59 personalidades e uma universidade federal. Além da desembargadora Débora Machado, também foram homenageados o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Alves dos Reis Júnior; o presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, José Alberto Simonetti; a senadora Simone Tebet; a reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura; o prefeito de Natal (RN), Álvaro Costa Dias; e o cineasta Renato Barbieri. A instituição de ensino superior que recebeu a comenda foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A presidente e a corregedora do TRT-5, com o presidente da Amatra5, o ministro Cláudio Brandão e a juíza Marília Sacramento

Da esquerda para a direita: O juiz Guilherme Ludwig, presidente da Amatra-5; a desembargadora Luíza Lomba, corregedora do TRT-5; o ministro do TST Cláudio Brandão, a desembargadora Débora Machado, presidente do TRT-5, e a juíza Marília Sacramento, auxiliar da Presidência do Regional baiano

Veja a relação completa dos agraciados

Trajetória

A presidente do TRT-5 e o presidente do CSJT/TST, ministo Emmanoel PereiraSoteropolitana, a desembargadora Débora Machado (na foto ao lado com o presidente do CSJT/TST, ministro Emmanoel Pereira) ingressou na magistratura trabalhista em 1989, por concurso público para juíza substituta, no qual foi aprovada na 1ª colocação. Foi promovida a desembargadora em 2004, tendo atuado como presidente da 6ª Turma (2006/2008) e presidente da Sedi II (2009/2011). Foi professora da Escola da Magistratura Trabalhista da 5ª Região — Ematra V, instituição na qual chegou a diretora (2002/2004). Professora, conselheira (2004/2006) e diretora (2009/2011) da Escola Judicial da 5ª Região — Ejud5. Professora de Direito do Trabalho na Universidade Católica do Salvador (1985/2012). Professora convidada do curso de pós-graduação em Direito do Trabalho da Fundação Faculdade de Direito da Bahia, coordenado pelo professor Rodrigues Pinto.

 
Membro integrante de comissões de concursos para provimento do cargo de Juiz do Trabalho Substituto da 5ª Região. Professora em diversos cursos preparatórios para concursos na área jurídica. Palestrante em seminários e congressos jurídicos, a exemplo dos promovidos pela Editora LTr, Amatra-5, Amatra-21 e outras instituições. Integrou a Mesa Diretora do TRT-5 no cargo de Vice-Presidente (2017/2019) e atualmente ocupa o cargo de presidente. Integrou a 4ª Turma e a 1ª Subseção Especializada em Dissídios Individuais (Sedi I) do Tribunal. Em 27 de maio de 2022, tomou posse como conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
 
É também bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduada em processo civil e trabalho pela UFBA.

Secom TRT5 (Renata Carvalho, com informações da Secom TST) - 15/8/2022