Presidente do TRT-5 inicia em Candeias projeto de visita às Varas do Trabalho

 Marcos Gurgel; Débora Machado; Haroldo Barbosa, Maria de Fátima Seixas, Karine Brito e Luíza Lomba;

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), desembargadora Débora Machado, esteve no Fórum Trabalhista de Candeias, na última terça (5/4), e anunciou que pretende visitar as Varas do Trabalho (VTs) ao longo de sua gestão, nos períodos de correição de cada uma, de modo a aproximar a Administração das unidades do 1º Grau, fortalecendo a área-fim e garantindo melhoria na prestação do serviço à população. A visita a Candeias ocorreu no segundo e último dia da correição na 1ª Vara daquela jurisdição, realizada pela corregedora regional, desembargadora Luíza Lomba.

Na oportunidade, a presidente conversou com magistrados e servidores das duas Varas e explicou: “Entendo que o momento da correição, em que a Vara é avaliada e se autoavalia, pode ser um instante para que o Gestor do Tribunal interaja e levante demandas de cada localidade, ou de toda a área judiciária, e também produza soluções com quem atua na 1ª Instância. Mostrar que somos um todo, que estamos juntos”. Ainda segundo ela, “todos nós da Administração, presidente, vice-presidente, corregedora e vice-corregedora, entendemos que devemos trabalhar coletivamente, tendo a área judiciária como prioridade, buscando incremento da produtividade e ouvindo as pessoas”.

A desembargadora Débora Machado, que estava acompanhada pelo ouvidor do TRT-5, desembargador Marcos Gurgel,  pelo secretário-geral da Presidência, Taciano Barbosa Vasconcelos, e pelo diretor-geral do Tribunal, Orocil Pedreira Júnior, registrou também que o Regional promoveu, no primeiro trimestre deste ano, uma força-tarefa com sete servidores treinados que ajudaram a reduzir o número de processos pendentes de execução em Candeias. Ela informou que irá ampliar a atuação do Centro de Conciliação, com a ampliação das mesas de negociação, além do implemento de mutirões para agilizar os processos.

Magistrados do TRT-5; o secretário-geral e o diretor-geral

Já a corregedora, desembargadora Luíza Lomba, lembrou que a correição presencial teve de ser suprimida nos meses de restrição por conta da pandemia, mantendo-se somente pela via eletrônica, mas a presença física do corregedor nas Varas propicia uma visão muito mais clara da situação de cada unidade. “A tecnologia nos dá números, mas quando a gente vem para a unidade e examina, e entende a dificuldade do servidor, a gente tem mais condição de ajudar a melhorar a unidade”, disse.

A juíza Maria de Fátima Caribé Seixas, titular da 1ª VT de Candeias, reconheceu que a iniciativa da presidente demonstra o “zelo da Administração com o serviço público e o jurisdicionado”, e o juiz Haroldo Mendes Barbosa, titular da 2ª VT, falou que “é um estímulo aos magistrados e aos servidores, e a população nota que, assim, o trabalho se torna mais efetivo pela iniciativa da Administração. A tendência é melhorar as atividades e os serviços prestados”.

O diretor-geral,  Orocil Pedreira, por sua vez, enfatizou que, de novembro de 2021 a fevereiro de 2022, realizou-se o levantamento de informações sobre os 31 fóruns do TRT5, para subsidiar o Programa Permanente de Monitoramento da Manutenção e Preservação Predial, e, nas visitas, esse trabalho é ampliado, com informações colhidas junto aos juízes e servidores.

Correições

A correição na 1ª Vara de Candeias começou na segunda (4/4) . A corregedora realiza nestas quarta e quinta (6 e 7) a correição na 2ª Vara da cidade e, na sexta, no Núcleo de Apoio de Candeias. Ao longo do ano, o trabalho de correição acontece em todas as unidades de 1º Grau, e é dividido entre a corregedora e a vice-corregedora, desembargadora Léa Nunes, contando com o apoio da juíza auxiliar da Corregedoria, Angélica de Mello Ferreira. Mais informações podem ser obtidas na página da Corregedoria.

Secom TRT-5 (Franklin Carvalho e Josemar Arlego) – 7/4/2022