Presidente do TRT5 discute projetos com diretores de Varas e advogados

 

O mês de outubro será marcado por dois grandes eventos para a Justiça do Trabalho na Bahia: a implantação, até o dia 31 daquele mês, do Cadastro de Liquidação e Execução (CLE-PJe) em todas as Varas do Trabalho (VT) de Salvador; e o XXXIX Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista (Conat), a ser realizado nos dias 11 a 13, no Gran Hotel Stella Maris, na capital. Para tratar desses dois assuntos, a presidente do TRT5, desembargadora Maria Adna Aguiar visitou o Fórum do Comércio na tarde desta terça-feira, reunindo-se com diretores de VTs de todo o estado que participam de um Workshop sobre o CLE e com dirigentes da Associação Baiana dos Advogados Trabalhistas (Abat). Veja os detalhes abaixo.

 

 

CLE – O Workshop sobre o CLE envolve diretores de Varas do interior, que já receberam a implantação da novidade, e da Capital, onde a ferramenta vai ser instalada gradualmente, em grupos de varas, sendo 15 dias para instalação em cada grupo. Na reunião estiveram presentes o juiz Firmo Leal Neto, gestor do projeto, e a servidora Maria Madalena de Brito Cunha, gerente, que explicam os bons resultados do Cadastro e os próximos passos em duas apresentações, a desta tarde e outra nesta quinta (17) pela manhã. José Antônio Trigueiro, diretor da 39ª Vara de Salvador falou na abertura do evento sobre o aumento de celeridade obtido com o CLE na sua unidade, que foi usada como piloto da implantação em Salvador. A presidente aproveitou a ocasião para tratar das inovações da atual gestão, principalmente no que tange à tecnologia, segurança e qualidade de vida. “Já na minha posse prometi olhar para a saúde dos servidores, e me preocupei com os relatórios que mostravam acúmulo de morbidades, inclusive porque isso repercute na produtividade. Nossa produção é de excelência, mas temos uma rotina exaustiva. Devemos nos ater, também, à higidez física”, relatou.

 

 

CONAT – A desembargadora Maria Adna Aguiar e o presidente da Abat, advogado Jorge Lima, definiram formas de atuação conjunta para divulgar, no Conat, as inovações tecnológicas à disposição da advocacia, como o aplicativo da Justiça do Trabalho, desenvolvido pelo TRT5 e que estará em uso por todos os TRT5 até 31 de outubro. A reunião ocorreu na sede da Associação, com as presenças dos diretores da entidade Ivan Issac e Carlos Alfredo Cruz Guimarães, além do representante da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat) Carlos Tourinho. O Conat terá, entre seus palestrantes, os ministros do TST Augusto César Leite de Carvalho, Cláudio Mascarenhas Brandão e Maurício Godinho Delgado, a filósofa Márcia Tiburi e o desembargador do TRT5 Renato Simões. Para Jorge Lima, “O momento é grave e reforça a necessidade de unir juízes, advogados e procuradores em defesa do Direito do Trabalho”. Já a presidente do TRT5 enfatizou que a OAB e a ABAT sempre estiveram presentes nos momentos mais difíceis da vida nacional, e essa é a hora de pensar em superação dos desafios, com base no que preconiza a Constituição.

Secom TRT5 - 16/8/2017